3 maneiras de reduzir os impactos da crise do coronavírus na indústria

3 maneiras de reduzir os impactos da crise do coronavírus na indústria

Já ficou claro que os impactos do coronavírus na indústria foram bastante relevantes. A necessidade do isolamento social fez com que, em todo país, atividades de todo tipo fossem suspensas. Com isso, empresas pararam totalmente. No caso de indústrias como metalúrgicas, montadoras, empresas de usinagem (e etc), isso significou um baque muito além da produção. Todo ecossistema comercial de empresas desse setor sofreu, desestabilizando as contas. Agora, conforme as coisas voltam ao normal e a cadeia produtiva retoma de onde parou, é preciso que as empresas sejam cautelosas e busquem, ao máximo, reduzir as perdas.

coronavírus na indústria

Só em Santa Catarina, o período de baixa provocou uma redução de até R$ 8,6 bilhões no faturamento da indústria. Ou seja, um impacto realmente profundo.

No entanto, não há dúvidas que é preciso retornar e tentar amenizar os estragos — ou mesmo, no meio de toda situação do coronavírus na indústria — buscar formas de lucrar. É difícil? Certamente, mas não impossível.

Por isso, além de repensar o dia a dia produtivo afim de adequá-los às novas indicações de saúde, é preciso que gestores de empresas da indústria, bem como os administradores do chão de fábrica, procurem formas de reduzir os impactos na prática.

O que isso quer dizer?

O olhar estratégico para o momento deve estar voltado também para a cadeia produtiva. Esse é um momento delicado. Muitas empresas devem continuar produzindo, mas não possuem capital para isso.

Afinal, a situação do coronavírus na indústria drenou seus recursos.

Por isso, é preciso de inteligência administrativa e um olhar aguçado para o que deve ser cortado, economizado ou mesmo otimizado. Ou ainda: canais a serem melhor aproveitados para buscar, justamente, atrair uma nova clientela.

Neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais dessas dicas buscando ajudar você, gestor, a se programar melhor nas ações para reduzir os impactos do coronavírus na indústria.

Quer aprender mais? É só continuar a leitura!

3 dicas para reduzir os impactos da crise do coronavírus na indústria

A crise é uma realidade, mas como qualquer outra, há maneiras e maneiras de encará-la. Muitas vezes se trata de um cenário que mais dificulta as operações. Por isso, ter um pensamento estratégico é essencial para manter sua cadeia produtiva ativa, com um custo x benefício que valha a pena.

Afinal, especialmente na indústria, manter-se produzindo muitas vezes é o resultado do que sua empresa faz com seus recursos. Ou seja, como os avalia do ponto de vista do fornecedor, quanto gasta, quais marcas confia, como armazena e cuida, por aí vai.

E é nesse ponto que queremos tocar — pois sabemos o impacto que pode ter.

Confira!

1. Escolha produtos que apresentem maior rendimento

Na hora de economizar e criar aquele espacinho extra no fluxo de caixa, seu pensamento deve se voltar aos produtos que compra. Afinal, aí está investida uma fatia considerável do seu dinheiro.

Uma forma de amenizar esses custos é optar por produtos e materiais com maior rendimento. Ou seja, que podem até custar mais caro de início, mas compensam no médio ou longo prazo. Porém, nem sempre esse é o caso. É questão de refinar sua pesquisa.

No ambiente industrial, vários exemplos vêm à mente. Muitas vezes, investir em um óleo de barramento de qualidade pode ser melhor que a alternativa barata. Afinal, como diz o ditado, “o barato custa caro” e, no futuro próximo, seu barramento pode apresentar problemas por meros maus cuidados.

Daí, some-se o preço da manutenção de máquina (ou mesmo troca!), e temos um cenário de gastos nada bem-vindo.

Dê especial atenção aos produtos envolvidos na manutenção de maquinário, tais como fluidos e óleos solúveis para lubrificação. Eles são importantes demais para manter a integridade e conservar a vida útil dos equipamentos, seja em operação ou parados.

2. Acompanhe o gasto ferramental

O objetivo de reduzir os impactos do coronavírus na indústria também tem a ver com o quanto você gasta com ferramentas. Na indústria, são os insumos e matérias-prima que compõem sua capacidade de produção. Porém, sem controle, você pode gastar uma bela nota e nem perceber, o que termina quase sempre em desperdício — e prejuízo.

Para isso, você deve priorizar e escolher os melhores lubrificantes industriais e óleos solúveis de usinagem.

Portanto, procure controlar de forma mais próxima seu gasto ferramental, estabelecendo processos de utilização mais rígidos.

Por exemplo, uma ferramenta de corte de um torno manual não precisa necessariamente ser trocada após perder o fio ou apresentar uma falha. Muitas vezes, apenas limá-la resolve.

É o mesmo, por exemplo, com a lubrificação industrial. Em várias fábricas, há o costume de despejar óleo nas superfícies — o que em muitos casos não é necessário.

O uso consciente nesse momento deve sempre falar mais alto. Bem como suas práticas corretas de armazenamento.

E claro, faça o controle disso tudo da melhor maneira possível. Assim, é possível rever custos e entender quais áreas gastam mais — e de forma desnecessária — o que vai possibilitar ações mais assertivas.

3. Realize a melhor gestão de fornecedores

Agora, nos diga: olhando para sua carteira de fornecedores, você acha que está o mais otimizada possível? Nela, você não identifica possibilidades de economia — ou de rendimento?

Essa é uma boa hora para rever suas práticas de gestão de fornecedores e mesmo estudar novos nomes.

Muitas vezes, você pode encontrar um parceiro comercial com capacidade de entrega e valores mais alinhados à sua realidade ou novos objetivos.

Por exemplo: é perfeitamente possível que seu atual fornecedor de produtos de lubrificação industrial não tenha no portfólio os tipos de óleos de alto rendimento que você busca. Afinal, quer apostar na segurança a longo prazo.

É uma boa hora, portanto, de buscar uma marca mais alinhada com essa meta.

 

Agora que você sabe como reduzir os impactos do coronavírus na indústria e na sua empresa, chegou a hora e aplicar tudo no chão de fábrica. Reúna gestores e gerentes e comece a repensar seus processos. Temos certeza que algumas poucas — mas eficientes — ações podem ser o bastante para recolocar seu negócio nos trilhos!

E que tal complementar esse conhecimento refinando o que você sabe sobre planejamento do chão de fábrica? Temos uma ótima sugestão para quem busca otimizar investimentos: aprenda agora como elaborar um plano de lubrificação industrial!

Deixe um comentário