Por que devemos utilizar óleo de barramento?

Por que devemos utilizar óleo de barramento?

lata de óleo de barramento industrial e chamada em texto

Elementos industriais como as guias e barramentos exigem muito cuidado dos operadores. Graças a constante (e muitas vezes pesada) carga de atritos a qual são submetidos, eles necessitam de capricho na manutenção, principalmente na lubrificação. Por isso, o uso do óleo de barramento é essencial em todos os cenários.

Fato é que a manutenção como um todo passa por um momento de mudanças. Com a Indústria 4.0 cada vez mais se instalando nas empresas, é necessário também evoluir o senso de manutenção preditiva e corretiva existente.

Afinal, demandas crescentes somadas à necessidade de eficiência exigem precisão no trato da empresa (e do operador industrial) com cada máquina.

E são justamente as máquinas que mais preocupam gestores e empreendedores do setor. O investimento é alto e a operação exige um bom conhecimento técnico. Porém, com a automatização, essa já não é mais a principal prioridade.

Por isso, a missão agora é assegurar ao máximo a vida útil de cada equipamento no chão de fábrica. Assim, você garante um alto nível produtivo e a melhor entrega em cada execução, cumprindo com prazos e expectativas de qualidade.

Alcançar esse patamar, portanto, exige cuidados renovados em relação à manutenção de cada máquina e de seus componentes. No caso de operatrizes, guias e barramentos bem lubrificados são mandatórios para uma boa operação.

No entanto, o que se percebe é que muitas vezes as empresas relegam a importância da lubrificação em guias e barramentos. Seja em curto, médio ou longo prazo, os prejuízos vêm.

Saiba como evitá-los com o uso do óleo de barramento e sua importância para a cadeia produtiva industrial!

O que são Guias e Barramentos?

Para relembrar, primeiro vamos conceituar esses componentes tão comuns em máquinas industriais.

A guia é responsável por manter a trajetória de certos elementos, peças ou equipamentos em uma máquina. Ela possui formatos cilíndricos ou prismáticos e, dessa forma, definem uma direção específica (normalmente retilínea) para que as peças móveis (de formato semelhante) deslizem sobre elas.

Já um barramento se trata de um conjunto de guias, que podem ter perfis diferentes, mas atuam em uma mesma máquina. Um exemplo popular é o barramento presente nos tornos mecânicos. Por ele, o cabeçote móvel com o contraponto é deslizado conforme a necessidade do operador e da peça a ser torneada.

Por conta desse trabalho, entende-se a importância de uma boa lubrificação. O óleo de barramento é um produto específico para essa aplicação. Porém, na hora de comprar, muitas empresas acabam escolhendo outro óleo, seja por preço ou costume.

Acontece que essa aplicação equivocada pode prejudicar a sua máquina e a toda operação, resultando em altos custos de manutenção.

A escolha do lubrificante correto: óleo de barramento

A utilização do óleo de barramento deve sempre ser priorizada na lubrificação eficiente das guias de deslizamento de máquinas.

Por terem algumas semelhanças, é comum observar o uso de óleo hidráulico. No entanto, como introduzimos acima, essa não é a melhor escolha.

O óleo de barramento é desenvolvido com propriedades químicas únicas. Para a função exercida pelo barramento, é preciso estar atento que a aditivação do óleo faz toda diferença.

O movimento constante de deslize exerce uma grande carga de atrito sobre as peças metálicas. Com isso, elas se desgastam e perdem seu valor mecânico para a operação, comprometendo a usinagem dos metais.

No caso do óleo de barramento, sua aditivação é apropriada para essa execução. Um de seus aditivos mais característicos é o anti-gotejante, que garante a adesividade do óleo sobre o componente mecânico.

Dessa forma, o óleo possui uma alta aderência às guias e barramentos. Ou seja, ele se mantém constantemente na superfície das guias de deslizamento, garantindo máxima eficiência do movimento e reduzindo o atrito entre peças.

Além disso, essa característica favorece uma usinagem limpa, já que o óleo de barramento não respinga nas peças trabalhadas.

Em muitos processos, esses respingos podem contaminar o material e a usinagem, ocasionando até mesmo erros de execução das medidas milimétricas. Em alguns casos, a contaminação do óleo solúvel de usinagem, traz vários problemas, como o mau cheiro, oxidação e fungos.

Para agregar à usinagem, o óleo de barramento ainda possui aditivos anti-desgaste e anti-oxidante. Essas propriedades cooperam para uma maior vida útil de guias e barramentos.

Dependendo da fabricante, o óleo de barramento pode ser constituído com óleos minerais refinados. Durante a operação diária do barramento ou das guias, isso significa máxima performance do elemento lubrificante.

Um outro caso comum, é o uso do óleo de barramento biodegradável. Neste caso o óleo é sintético e muito utilizado para operações em que haja o risco de derramamento no solo, ou água.

A importância do óleo de barramento 

Na atividade industrial, precisão é obrigatório. No chão de fábrica, é preciso que toda equipe e maquinário estejam prontos para uma rotina produtiva que dê conta do recado. E isso inclui a manutenção dos equipamentos, principalmente sua lubrificação.

O uso de óleos incorretos (muitas vezes reaproveitando lubrificantes em diferentes aplicações) pode parecer uma boa ideia. No entanto, o prejuízo sempre chega.

Afinal, as propriedades químicas de cada óleo são específicas para o uso determinado pelo fabricante.

Ou seja, apostar no uso de óleos corretos só vai agregar ao seu processo de usinagem, aumentando sua produtividade e protegendo suas máquinas industriais.

Portanto, para lubrificar guias e barramentos, escolha sempre o produto certo. Porém, aplicar esses conhecimentos nem sempre é fácil. Por isso, o recomendado é contratar um lubrificador industrial, que possa comandar ou aconselhar os responsáveis sobre as melhores práticas.

Um bom óleo de barramento pode agregar valor em sua produção, potencializando a vida útil do componente e evitando custos futuros com manutenção corretiva.

Entendeu por que devemos utilizar o óleo de barramento? O produto correto torna a sua execução ainda melhor, cooperando para usinagem de peças precisas e sem falhas.

Para complementar seus conhecimentos, quer entender tudo sobre a contaminação de óleo solúvel? Confira o blogpost sobre o tema e deixe nos comentários suas opiniões!

Deixe um comentário