5 pontos industriais que não mudarão com a pandemia do coronavírus

5 pontos industriais que não mudarão com a pandemia do coronavírus

A pandemia do coronavírus chegou estremecendo a sociedade. A necessidade de distanciamento social, com intuito de impedir a propagação do vírus, fez muitas empresas alterarem seu dia a dia. Em algumas organizações, a solução foi a adoção do home-office. Porém, nas indústrias, o golpe foi um pouco mais forte: sem equipe no chão de fábrica, é impossível produzir. No entanto, agora, com a retomada gradual das operações, as empresas se veem diante de uma realidade diferente. Protocolos mudaram algumas partes da rotina — porém, é importante dizer, nem tudo sofreu um grande impacto. Em sua essência, as companhias continuam as mesmas — com algumas restrições e reeducações. Você sabe o que, após essa pandemia, não mudou?

pandemia do coronavírus

Antes de compreender a questão, é importante ressaltar que a pandemia do coronavírus trouxe um cenário alarmante para boa parte da indústria. Segundo a CNI, 91% das indústrias brasileiras (entre metal-mecânica, têxtil, vestuário, química, etc) sofreram impactos negativos.

O principal motivador foi, é claro, o distanciamento social. Para evitar a disseminação do surto, as empresas se viram obrigadas a suspender as atividades e utilizar o tempo para reduzir os impactos do vírus, bem como pensar em estratégias de retomada.

Com isso, surgiram as ideias por trás do retorno seguro às atividades. Entre as mais importantes, estão as divisões da equipe por turnos. Ou seja, um menor número de pessoas ocupando o chão de fábrica, reduzindo assim as aglomerações.

Claro que essas mudanças, motivadas pela pandemia do coronavírus, impactaram o dia a dia fabril. No entanto, é preciso entender que muitas coisas permaneceram iguais. Essa compreensão, especialmente em tempos difíceis, é essencial para acalmar os ânimos de gestores e funcionários e focar no que realmente importante: entregas de qualidade.

Você sabe o que, na sua empresa, não vai mudar com a pandemia do coronavírus? A gente dá umas dicas. Veja só!

Na pandemia do coronavírus, o que vai se manter igual na indústria? Descubra 5 fatos

Para a indústria, especialmente a metal-mecânica e relacionadas, o principal sentimento durante a retomada deve ser a confiança. Mesmo com a variação de resultados, é preciso manter o foco no que realmente importa.

Assim, é possível ver as restrições e reeducações à rotina produtiva como adequações. A pandemia do coronavírus solidificou um novo momento, sem dúvidas, mas as necessidades de todo mundo permanecem, essencialmente, as mesmas.

1# Você ainda precisará realizar as tarefas de lubrificação no chão de fábrica

Um importantíssimo ponto em todo esse processo é a rotina de manutenção em seu chão de fábrica.

Garantir que as tarefas de lubrificação sejam efetuadas de maneira correta evita grandes dores de cabeça para os gestores. Afinal, mesmo com operação reduzida (ou se estiverem paradas), as máquinas necessitam de lubrificação para não sofrerem com as intempéries do tempo, como oxidação ou contaminação.

Esse é um dos pontos principais dentro do chão de fábrica, cujos cuidados devem ser o mesmo de antes. Para um melhor aproveitamento, recomendamos consultar-se com um lubrificador industrial!

2# A demanda ainda vai existir — mesmo que reduzida

Uma coisa deve ficar clara para empresas em processo de recuperação da pandemia do coronavírus: a demanda ainda existe.  Ela pode ter sofrido também, por isso ser um pouco reduzida, mas está lá.

Encontrar formas de atrair novos clientes, criar condições que facilitem para os antigos: tudo é um esforço válido nesse momento. No entanto, o desafio é o mesmo, potencializar os resultados da sua empresa.

Portanto, como sempre: todo dia é dia de colocar a mão na massa!

3# Produtividade x Qualidade continuará sendo um fator decisivo no mercado

Para a maior parte do mercado, seu potencial produtivo aliado à qualidade das entregas continuará sendo um fator decisivo para a compra. Apesar do preço ser uma métrica importante para muitos de seus clientes, lembre-se que a qualidade — especialmente em uma era de modernidade — é tão essencial quanto.

Por isso, mantenha o esforço produtivo do seu chão de fábrica no fator qualitativo. Além disso, dentro das limitações, procure traçar planos que prezem pela eficiência na produção.

Afinal, a agilidade ainda é um diferencial importante no mercado — especialmente com o aumento gradual e natural das demandas.

4# As diretrizes de segurança do trabalho continuarão importantes para o dia a dia

É claro que a pandemia do coronavírus trouxe impactos significativos para a segurança do trabalho como um todo. Máscaras, higienização constante com álcool gel, distanciamento: mudanças importantes para um dia a dia saudável.

Ainda assim, no chão de fábrica, a preocupação com a integridade do funcionário continuará a mesma. Em empresas que trabalham com operações de missão-crítica, como caldeirarias, por exemplo, os cuidados serão os mesmos — e parte vital do funcionamento fabril.

O uso de EPI’s continuará sendo obrigatório, bem como as rondas do time de segurança do trabalho para verificar o compliance do maquinário, equipamentos e funcionários.

5# O sucesso da sua empresa ainda dependerá de um bom planejamento 

Como sempre, as diretrizes que guiarão sua empresa pela retomada e para o sucesso estarão vinculadas a um bom planejamento. Aqui, muito além da questão estratégica, falamos também do braço operacional do seu negócio.

Com as restrições, será preciso inteligência na hora de definir os turnos de trabalho e dividir as tarefas. A aplicação de tarefas rotineiras e importantes, como a lubrificação industrial ou manutenção preditiva em geral, será essencial para o sucesso do seu negócio diante da situação.

Portanto, para a retomada das operações, lembre-se que dentro da fábrica há coisas que não mudam: o objetivo (entregas de qualidade) sempre será o mesmo. Para sua empresa ter sucesso, ainda mais após a pandemia do coronavírus, é preciso saber conciliar esses dois lados da moeda.

Por isso que, ao falar de planejamento, a lubrificação não deve ficar em segundo plano. Um bom plano de lubrificação garante máxima vida útil aos seus equipamentos, bem como potencializa (e facilita) sua operação. Se essa vital antes da pandemia do coronavírus, no pós-surto ela será ainda mais importante.

Para facilitar sua condução desse processo e ajudar sua empresa a construir as melhores diretrizes, aprenda em nosso blogpost como elaborar um plano de lubrificação perfeito!

Deixe um comentário