Coronavírus: como conservar os óleos de usinagem na quarentena

Coronavírus: como conservar os óleos de usinagem na quarentena

Em meio a um período de intensa preocupação, em especial com a saúde de entes queridos, amigos e colegas de trabalho, é impossível deixar de pensar no trabalho. Além das incertezas quanto ao futuro, algo que ronda a mente de quem trabalha na indústria, por exemplo, é a manutenção de seus ativos. Máquinas, ferramentas e equipamentos não podem ficar à própria sorte. No chão de fábrica, é comum que os lubrificantes industriais sejam as melhores soluções, proporcionando um trabalho eficiente às máquinas e protegendo-os. No entanto, estes são produtos que também merecem toda atenção. Afinal, você sabe como conservar os óleos de usinagem?

Coronavírus: como conservar os óleos de usinagem na quarentena

Mesmo que a produção esteja parada por conta da quarentena e da necessidade de distanciamento social, é essencial manter seus ativos em plenas condições.

Conservá-los, seguindo as boas práticas recomendadas, é uma oportunidade de reduzir custos em uma época onde toda economia demonstra sinais de baixa.

Portanto, nada melhor que começar esse esforço pelos produtos que você, justamente, usará para manutenção de máquinas e equipamentos.
Conheça os principais cuidados para conservar os óleos de usinagem recomendados por especialistas!

Um período de incertezas

A pandemia do novo Coronavírus fez o mundo inteiro se colocar em uma posição delicada. Por todo planeta, países inteiros entraram em estado de emergência e governos recomendaram a quarentena.

Com o distanciamento social, o intuito é reduzir o número de infecções do vírus que causa da Covid-19, uma doença respiratória bastante grave.

Claro que essa medida, em todo mundo e também no Brasil, surtiu efeitos imediatos na economia e na produtividade.

No caso de indústrias, que possuem o chão de fábrica repleto de profissionais desempenhando suas atividades, as ações tiveram que ser acatadas na hora.

Com isso, boa parte dos trabalhadores se viram obrigados a parar. Só na Grande São Paulo, estima-se que cerca de 40% da força industrial produtiva ficou inativa — com licenças remuneradas ou férias coletivas.

Possíveis problemas da quarentena para seus óleos solúveis

É claro que toda planta industrial vai exigir seus cuidados específicos. No caso de conservar os óleos de usinagem, essa atenção deve ser sempre mantida. Afinal, são produtos perecíveis e que, se parados por muito tempo, podem apresentar sinais de deterioração.
Com isso, sem saber, ao voltar ao trabalho, seus funcionários podem entre em contato com um produto prejudicial a eles mesmos e ao processo produtivo.

Entre os principais problemas que a quarentena e falta de manutenção pode apresentar aos óleos solúveis e de usinagem do seu negócio, estão:

  • Mau cheiro no local de trabalho, pois o óleo pode ser contaminado por fungos e microrganismos;
  • Com isso, ao utilizar esse óleo em algum processo, você corre o risco de sofrer com corrosões na peça e na máquina, gerando desgastes nas peças e custos de reposição.
  • Além disso tudo, não conservar os óleos de usinagem também traz riscos aos operadores. Um óleo solúvel impróprio, com fungos, por exemplo, pode ocasionar lesões na pele dos seus funcionários.
  • E mesmo que usem EPIs adequados o tempo todo, um óleo solúvel deteriorado pode irritar as vias respiratórias dos membros de seu equipe.

Em tempos de Coronavírus, esse com certeza é um dos problemas a se evitar, certo?

Quais os principais cuidados a se tomar para conservar os óleos de usinagem?

Por mais que as empresas reduzam sua produção, está claro que os cuidados básicos com o chão de fábrica não podem faltar. Para conservar os óleos de usinagem, basta seguir as principais boas práticas para garantir que o produto permaneça com total qualidade.

Entre seus objetivos, o mais importante é prevenir a contaminação dos óleos antes de parar seu volume de produção.

Avalie o pH e a concentração do produto

Esse é um truque para quem ainda está parando sua produção ou caminha para uma parada total.

O primeiro passo recomendado para conservar os óleos de usinagem, é analisar o estado do produto, a concentração e verificar se o pH está dentro do ideal para o seu tipo e aplicação. Essa indicação você encontra diretamente com a equipe da Biolub.

Para a avaliação da concentração da solução, você pode utilizar um refratômetro portátil, confira sobre a correta utilização do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis.

O método simples

A forma mais simples de manutenção para conservar os óleos de usinagem é aplicar uma dose a mais do alcalinizante de sua confiança, assim como de preservante, no óleo.

Esses produtos evitam a proliferação de microrganismos uma vez que o óleo de usinagem fique parado por certo período.

Outra saída mais simples, é aumentar a concentração do óleo solúvel que irá ficar nos tanques.

Atenção ao tramp oil

Fique sempre de olho no tramp oil, substância resultante dos fluidos hidráulicos de máquinas misturadas com protetivos, que são empurrados junto com o óleo solúvel.

Em um dia a dia normal, não costuma representar problemas para as máquinas pois a manutenção é constante.

No entanto, no cenário de pandemia, é preciso sempre limpá-lo dos reservatórios das máquinas. Com a solução parada, pode se tornar um ambiente perfeito para proliferação desses microrganismos indesejados.

Para tanto, você pode utilizar produtos específicos. Verifique com seu lubrificador industrial qual o mais adequado para conservar os óleos de usinagem!

E quando voltar?

Nesse cenário, os cuidados periódicos normais podem ser retomados sem alterações.

No entanto, recomendamos checar novamente a qualidade do óleo de usinagem, assim como seu pH, concentração (Brix) e demais propriedades. Um bom complemento é corrigir a emulsão dos óleos que apresentem alterações.

Além disso, claro, faça toda limpeza do ambiente de trabalho, desinfectando máquinas, componentes (como barramentos) e equipamentos em geral.

Dessa forma, você evita o desenvolvimento de mais microrganismos e continua a conservar os óleos de usinagem.

O que fazer se o óleo solúvel se deteriorar?

Sem os cuidados básicos e a atenção dos responsáveis, você pode terminar a quarentena com alguns óleos de usinagem contaminados.

Portanto, impróprios para o uso. Caso essa for a sua realidade, como agir?

O primeiro passo é trocar o produto, repondo-o por um igual e novo.

Então, realize a limpeza indicada no tópico acima, focando tanto na máquina quanto no reservatório. Esse é um passo essencial, afinal, trocar um óleo contaminado por um novo apenas transmitir as mesmas patologias. Por isso, sempre priorize a limpeza.

Você pode usar um desengraxante industrial e um anticorrosivo para complementar esse serviço.

A prevenção, em todos os casos, é o melhor a se fazer

Ao seguir as medidas básicas de segurança, você garante que, quando toda essa situação passar, sua empresa possa voltar com tudo. Para manter sua produtividade em alta e não arcar com custos, portanto, é essencial pensar em conservar os óleos de usinagem.

Quer uma ajudinha para isso?

A Biolub tem!

Baixe agora, gratuitamente, a nossa planilha de gerenciamento de óleo solúvel.

Com ela, você poderá se organizar quanto à manutenção preventiva dos seus óleos de usinagem e demais fluidos industriais. Acesse agora mesmo!

Deixe um comentário