5 ideias para conservar seu torno mecânico

5 ideias para conservar seu torno mecânico

No dia a dia do chão de fábrica, é missão dos funcionários e gestores estarem atentos a cada detalhe, especialmente no que diz respeito ao torno mecânico. Na verdade, isso é algo que todos os mecânicos de usinagem entendem. Afinal, qualquer deslize pode levar a uma falha de execução em uma peça ou afetar diretamente a máquina. Com isso, a empresa corre o risco de sofrer um grande prejuízo, enfrentando um período de inatividade do torno mecânico. Além de reduzir a produtividade da equipe, a companhia se vê diante de uma série de decisões, como a realização de ações corretivas na máquina (que podem não potencializar sua vida útil) ou mesmo considerar a sua troca. E então, como evitar esse cenário?

como conservar torno mecânico

Em momentos de reaver processos e formas de condução do negócio, é essencial que a empresa entenda que alguns pilares precisam ser alterados. Um deles é a manutenção do maquinário.

Afinal, essa palavra não diz respeito apenas a manutenção corretiva — que ocorre após uma máquina ou componente apresentar a falha.

Mas a diversos tipos de manutenção, com aplicações diferenciadas e que realmente agreguem valor ao chão de fábrica.

Mas claro, diante de um cenário de evoluções constantes, a atualização do maquinário é uma necessidade. Não por menos, há pouco mais de um ano, esse nicho da indústria apresenta altas em seu faturamento. Porém, falamos de máquinas que são feitas para durar.

Afinal, uma coisa é investir em inovação em sua cadeia de produção. Outra é lidar com frutos de má conservação das máquinas.

E aqui, muito mais do que afetar a produtividade da empresa, falamos de segurança dos funcionários, conservação do seu patrimônio e a qualidade das suas entregas.

No centro disso tudo está o torno mecânico, um protagonista do chão de fábrica. Quer entender como melhor conservá-lo?

O que é um torno mecânico?

O torno mecânico é uma máquina-ferramenta operatriz utilizada para usinar peças geométricas arredondadas, por revolução, produzindo formatos específicos ou cooperando para seu acabamento.

Seu funcionamento varia, já que existem máquinas manuais e automáticas, conhecidas como CNC. Para ilustrar, entenda a operação dos tornos manuais:

O operador deve prender a peça a ser usinada em uma placa, que usa de 3 ou 4 castanhas para melhor fixação (uma para peças cilíndricas, a outra para quadradas). A ferramenta de corte é acoplada em um cabeçote móvel, cuja ponta deve ser centralizada em relação a peça a ser usinada.

A partir daí, a placa de fixação da peça gira e a ferramenta de corte age por revolução, avançando no desbaste conforme o operador precisar. 
Como mencionado, há uma classificação para os diferentes tipos de torno mecânico. Entre eles, estão:

  • Torno Mecânico CNC: A usinagem é comandada por comando numérico computadorizado (CNC), com coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal). É automático, sem necessidade de interferência do operador. Por isso, sua execução costuma ser mais rápida, assim como a qualidade do acabamento.
  • Torno revólver: Neste torno, o cabeçote móvel pode receber várias ferramentas de corte. Assim, ele é ideal para usinagem em série de várias peças, especialmente das pequenas.
  • Torno horizontal universal: O mais comum das máquinas manuais, utilizado em diversos tipos de usinagem.
  • Torno de platô: Utilizado na usinagem de peças curtas e de grande diâmetro.
  • Torno vertical: Especial para usinar peças de diâmetro elevado.
  • Entre vários outros.

Agora que você relembrou um pouco mais do básico sobre o torno mecânico, que tal entender como conservá-lo da melhor forma? Continue a leitura para aprender!

Como conservar o torno mecânico: 5 pontos para a melhor manutenção industrial

Um dos primeiros passos na melhoria de condições do seu maquinário é a atenção. Não apenas sua, de um ou outro gestor, mas de toda equipe. Esse deve ser um comportamento enraizado na cultura organizacional da empresa.

Afinal, com isso, a empresa tem condições de prosperar e o trabalho dos funcionários de fluir ainda mais. Com isso, todos ganham. Quer entender como? Confira!

1# Limpeza dos tornos e dos reservatórios

A limpeza desempenha um papel fundamental em qualquer máquina-ferramenta, especialmente o torno mecânico. Esse será um dos principais pontos deste artigo.

Por conta de sua operação, cavacos e detritos de metais, ligas metálicas e fluídos costumam se alojar em cada cavidade da máquina, assim como em seus reservatórios.

Essa contaminação pode afetar a performance da máquina, ocasionando instabilidades ou afetando os materiais que a compõem, oxidando componentes do torno.

Para tanto, existem desengraxantes específicos para limpeza da máquina, assim como aditivos próprios para a limpeza dos reservatórios de lubrificantes solúveis.

É importante que a limpeza com base em produtos de qualidade e na remoção dos cavacos seja feita ao fim de todos os dias de operação.

2# Manutenção dos sistemas hidráulicos

Máquinas como o torno mecânico podem ter sistemas hidráulicos essenciais para o seu funcionamento, especialmente em CNCs, onde esse componente realiza a lubrificação automática da operação.

É preciso conferir as tubulações e garantir que o óleo:

  1. Esteja limpo, sem sinais de oxidação. Um teste de Cor ASTM pode ajudar você a entender a condição.
  2. Não contamine outras partes da máquina, sujando e interferindo na sua execução.

3# Troca dos filtros

Em máquinas CNC, é necessário ficar de olho na condição dos filtros utilizados.

A operação de usinagem pode liberar uma névoa do óleo que, caso acumulada, afeta as partes elétricas do torno mecânico, prejudicando seu sistema.

Por isso, é essencial checar periodicamente seu filtro de névoa do óleo

4# Lubrificar corretamente as guias e barramentos

Ao contrário do que muitos pensam, barramentos e guias devem contar com lubrificação eficiente e, mais importante, específica!

Isso porque são componentes essenciais da máquina, por isso, a sua lubrificação deve assegurar máxima integridade e eficiência em seus movimentos de deslize.

A escolha do óleo correto faz toda diferença na vida útil de suas guias e barramentos.

5# Afiação de ferramentas de corte

O estado do gume das ferramentas de corte é extremamente relevante para o resultado final das peças usinadas. É preciso garantir que cada uma das ferramentas estejam afiadas ao máximo.

Assim, seu processo de desbaste é realizado de forma a respeitar tolerâncias mínimas, contribuindo para a assertividade da operação em relação ao projeto mecânico.

Você pode realizar isso através da afiação manual ou com o uso de uma retífica.

Mantenha seu chão de fábrica produtivo com a conservação do maquinário

Sem dúvidas, seguir os passos acima irá direcionar sua empresa a uma jornada de conservação de todo maquinário. Para o seu bolso e para a qualidade final de seus produtos, isso é um ganho.

No entanto, é importante ressaltar que todo esse cuidado também depende da qualidade dos produtos utilizados. Desengraxantes, fluidos de corte, óleos de lubrificação ou resfriamento devem ser escolhidos a dedo, com um fornecedor confiável.

Além disso, a manutenção preventiva deve ser uma lei dentro da empresa. A melhor forma de instaurar seus preceitos é através da organização, estabelecendo um plano de revisões industriais, como dos óleos lubrificantes, por exemplo.

 

E agora, que tal complementar seus conhecimentos? Venha conferir alguns dos principais motivos para substituir solventes agressivos por desengraxantes biodegradáveis em nosso blog!

Deixe um comentário