Como as matérias primas influenciam na usinagem de peças?

Como as matérias primas influenciam na usinagem de peças?

As matérias-primas são essenciais para o resultado final do processo de usinagem de peças, seja de metal ou de outro material. Afinal, apesar de ser um ofício calcado em grande parte no conhecimento prático da operação, é preciso ter um olhar amplo. Não basta apenas saber como usinar uma peça, entendendo apenas as suas medidas. Além disso, o operador — e todos envolvidos na produção — deve saber que os insumos utilizados impactam diretamente na qualidade da peça produzida. Seja no aspecto visual, como nas propriedades mecânicas, físicas e químicas, a indústria depende de profissionais e empresas que entendam tudo sobre matéria-prima. Na sua empresa, todos sabem de sua importância?

Afinal, esse é um conhecimento vital para as empresas de usinagem e que realizam a operação de peças metálicas, plásticas ou de qualquer outra natureza. Atualmente, apesar de um cenário de incertezas, a indústria conta com a projeção de receber mais investimentos durante 2020.

Portanto, entender quais são e como a qualidade das matérias-primas influencia na produção é primeiro passo para um processo de usinagem de peças eficiente.

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar no assunto, abordando um pouco mais sobre esses insumos e como a escolha certa pode impactar na sua cadeia produtiva. Seja na qualidade final ou mesmo nos custos.

Que tal otimizar sua produção industrial? A gente indica o caminho. Continue a leitura para aprender mais!

As principais matérias-primas utilizadas na usinagem de peças

Quando nos perguntamos “o que é uma empresa metalúrgica?”, nos referimos a um amplo espectro de companhias que atuam na indústria do metal. Entre elas, estão negócios com foco em fundição, produção de ferro-gusa e outras de usinagem de peças.

À última, reside a responsabilidade de dar forma e acabamento à peças e componentes metálicos (ou de outros materiais), conforme a necessidade dos clientes. Aqui, aplicam-se os mais diversos processos:

  • Mandrilamento;
  • Aplainamento;
  • Alargamento;
  • Torneamento;
  • Roscamento;
  • Fresamento;
  • Brunimento;
  • Serramento;
  • Retificação;
  • Furação;

Tudo isso pode ser realizado no processo de usinagem de peças, utilizando como insumo principal o produto a ser trabalhado. O que determina sua possibilidade de ser utilizada numa cadeia produtiva é sua usinabilidade: ou seja, a facilidade de ser usinada.

De forma geral, há diversos tipos de matérias-primas com suficiente índice de usinabilidade. É o caso de plásticos, como o PVC. No entanto, nosso foco aqui são os metais.

Como matérias-primas principais, são facilmente encontradas as seguintes:

# Metais Ferrosos

Os metais ferrosos são aqueles que possuem o elemento Ferro em sua composição química, sendo o principal da liga metálica. Destacam-se, portanto, o ferro fundido, o aço, aço carbono, aço inoxidável, entre outras ligas.

São utilizados em usinagens mais gerais (e destinadas a praticamente todos os setores), afinal a resistência das peças costuma ser maior. 

# Metais Não-Ferrosos

Ao contrário do item acima, os metais não-ferrosos tratam-se de ligas sem o elemento Ferro. São metais que costumam apresentar elevada resistência à corrosão, além de não serem magnéticos, o que os torna perfeitos para aplicações elétricas.

Entre os principais, destacam-se: alumínio, bronze, cobre, estanho, chumbo, zinco e o latão.

Produtos e ferramentas complementares à usinagem de peças

Para que o trabalho seja bem-feito e resulte em uma peça de qualidade, com medidas exatas (nas precisões mais altas que se puder imaginar), é essencial com ferramentas certas. Não apenas isso, mas também produtos complementares ao processo de usinagem de peças.

Tudo isso compõe a gama de matérias-primas essenciais na execução dos metais. Entre os principais, podemos listar:

# Ferramentas de Corte e Usinagem de Peças

As ferramentas de corte são dispositivos próprios para usinar metais e demais materiais. Existem vários formatos disponíveis, como brocas, fresas, serras, pastilhas e muito mais, que funcionam em movimento linear ou rotativo.

# Fluidos de Corte

Os fluidos de corte são produtos necessários em todo chão de fábrica. Sua utilização lubrifica e refrigera os movimentos de usinagem da ferramenta de corte contra a peça, acelerando a operação e prolongando a vida útil do componente.

# Óleos Lubrificantes Industriais

Os óleos lubrificantes são específicos para evitar a oxidação e corrosão dos componentes envolvidos na usinagem de peças, seja a ferramenta de corte, a máquina ou a peça em si.

O óleo age diminuindo o calor ocasionado pelo atrito dos metais, protegendo as partes metálicas e mantendo a operação estável.

Sua importância se dá, especialmente, pois nem todos os óleos são iguais. Há produtos produzidos sob medida para um tipo de aplicação. Um exemplo é o óleo de barramento, crucial para manter o movimento das guias de deslizamento de uma máquina industrial.

Como a escolha certa de insumos influencia na qualidade da usinagem?

Escolher as matérias-primas certas significa não apenas um excelente resultado final da peça usinada, mas garante máxima vida útil para seus equipamentos.

Entender os parâmetros de qualidade é a missão de quem abastece seu chão de fábrica com os insumos necessários para a produção.

No caso dos óleos e fluidos industriais, é preciso contar com fornecedores de ponta, com processo de fabricação de alta tecnologia. Assim, ao investir em seus produtos, você investe igualmente na manutenção aos seus próprios equipamentos — além de facilitar o trabalho, conferindo mais segurança e eficiência em cada corte.

Ou seja, o resultado final é a certeza que seu centro de custos está trabalhando de forma otimizada; suprindo necessidades do chão de fábrica. Com isso, sua empresa acaba diminuindo custos desnecessários (como de retrabalhos ou manutenções não-previstas).

Uma dica para atestar a qualidade de seus óleos é realizar uma simples análise de Cor ASTM. De forma rápida, você entenderá se o óleo lubrificante utilizado em seu equipamento está nas melhores condições e não possui indícios de oxidação.

Para os metais, a lógica é a mesma: escolha fornecedores com reputação, que sigam protocolos de produção capazes de atestar o comprometimento e padronização do trabalho.

 

Por fim, é importante entender que as matérias-primas ditam o serviço de usinagem de peças, de ponta a ponta. Quanto melhor sua qualidade, mais fácil executar a parte prática, além de agregar valor ao que foi produzido, melhorando os resultados do negócio.

Se restaram dúvidas sobre o tema e você quiser entender um pouco mais sobre como óleos e fluidos de corte realmente impactar a sua produção, venha conversar com nossos especialistas!

Deixe um comentário