5 coisas que só mecânicos de usinagem entendem

5 coisas que só mecânicos de usinagem entendem

O trabalho de mecânicos de usinagem e lubrificadores industriais costuma ser bastante específico, independente do ramo siderúrgico, metalúrgico ou industrial que atuem. Quem já viveu no chão de fábrica, sabe que a rotina é repleta de peculiaridades. Apesar de ser bastante popular, esses ramos de trabalho exigem certos tipos de conhecimentos incomuns no dia a dia casual das outras pessoas. Por isso, esses profissionais acumulam informações e até mesmo manias bem diferentes dos demais, especialmente das pessoas fora do círculo profissional.

mecânicos de usinagem trabalhando em torno mecânico

Não é segredo que a indústria ocupe um lugar especial para os brasileiros. A siderurgia e metalurgia, setores que sofreram com a crise, já começa a mostrar sinais de recuperação, com crescimento de 21% só em 2018.

A notícia é boa não apenas para o mercado, mas para todos os profissionais e aspirantes: o desenvolvimento do setor fomenta a geração de empregos. Logo, cada vez mais pessoas têm a oportunidade de entrar em um universo de conhecimentos bastante único.

Profissionais da área, como mecânicos de usinagem, projetistas, lubrificadores industriais, soldadores e tantos outros, se veem em um cenário atípico. Afinal, manipular metais, máquinas pesadas, tolerâncias baixíssimas com medidas milimétricas… Tudo isso molda as pessoas.

Por isso, não é difícil observar alguns comportamentos em comum entre esses profissionais.

Que tal conhecer um pouco mais dessas manias e descobrir se você se identifica com o perfil de profissional da indústria metalúrgica e siderúrgica? Continua a leitura!

5 coisas que só mecânicos de usinagem e lubrificadores industriais entendem

Cuidados, manias, diferentes formas de encarar algumas situações. Para muitos, algumas dessas ações podem até ser inusitadas.

A grande verdade é que, em um ramo onde os profissionais precisam estar atentos à tudo, nos mínimos detalhes. Das características da máquina que os mecânicos de usinagem manipula até se o óleo de barramento está sendo corretamente utilizado. Alem de todas questões da lubrificação geral.

Tudo passa por medições milimétricas e inspeções criteriosas. Projetos costumam vir acompanhados de dezenas (senão centenas!) de desenhos mecânicos. Para as máquinas, a manutenção é obrigatória, afinal, significa maior vida útil e a garantia de retorno do investimento. Em empresas responsáveis, é comum até mesmo haver planos de lubrificação industrial para cada equipamento.

Toda essa rotina metódica acaba fazendo com que os profissionais adotem essas medidas para suas vidas. Quer conhecer as principais?

Confira!

1# As pessoas de fora do círculo profissional não entendem o quão técnico é o seu trabalho

É difícil para que quem não convive com você no chão de fábrica entender as exigências técnicas de cada tarefa executada.

Para os mecânicos de usinagem, é muito mais que uma questão de apertar parafusos ou ferramentas de corte. Cada máquina exige um tipo de manipulação e bastante atenção. Você tem que estar atento à velocidade, nas medidas da peça, na resistência do material e também na lubrificação.

Afinal, você sabe que usinar alumínio é muito diferente do que usinar bronze ou mesmo aço. Os cuidados mudam, assim como os processos.

Além de tudo, os nomes: você conhece muitos deles (e os seus significados!). Do mandrilhamento ao avanço por revolução.

São vários termos e, para você ser um profissional de indústria eficiente, é necessário entender e interpretar todas essas informações.

2# Você conhece vários tipos de lubrificantes industriais

Seja você um mecânico de usinagem, um soldador, projetista ou, claro, um lubrificador industrial, é comum que conheça incontáveis tipos de lubrificantes.

A lubrificação é um dos principais insumos de apoio de processos de usinagem, reduzindo o atrito da ferramenta de corte e a superfície a ser usinada. Por isso, uma lubrificação eficiente é essencial para o bom trabalho de corte de metais.

Porém, nem todas as execuções são as mesmas: materiais possuem propriedades (e exigências) bem diferentes.

Por isso, é comum que você esteja por dentro do mundo da lubrificação industrial e sabe de informações bem específicas. Por exemplo, que não se deve utilizar óleos solúveis em usinagem com nitrito.

3# Provavelmente, você é uma das pessoas que mais se preocupa com a segurança no trabalho

No chão de fábrica, a preocupação com segurança é uma constante. O ambiente, por mais elaborado e cuidadoso que seja, ainda é lugar de máquinas pesadas, ferramentas de corte e muitas outras coisas.

Próximo do setor de soldagem, respingos de metal derretido configuram um perigo real de queimaduras. Já para os mecânicos de usinagem, os cuidados com os cavacos devem ser criteriosos: óculos e jaleco são essenciais.

Além disso, protetores auriculares e sapatos com bico de ferro e sola de borracha são outra das obrigações.

Tudo isso colabora para que os profissionais da área estejam sempre atentos aos quesitos de segurança além do trabalho, como em casa.

4# Você entende o funcionamento das coisas muito melhor que a maioria

A leitura de projetos mecânicos e desenhos 2D e 3D detalhados de peças e componentes torna a sua visão das coisas muito mais dinâmica.

Ao trabalhar com usinagem e nos setores relacionados, você passa a entender melhor como as coisas funcionam — e como consertá-las!

Problemas em carros, eletrodomésticos e mesmo eletroeletrônicos podem ser identificados rapidamente. Muitas vezes, esse conhecimento poupa o estresse de um conserto (e dinheiro, claro).

5# Você sabe a diferença que 1 milímetro faz

Por fim, especialmente para os mecânicos de usinagem, 1 milímetro faz toda diferença.

Para a maioria das pessoas, essa é uma unidade de medida que nem faz parte do seu dia a dia. Centímetros, metros e quilômetros são as grandezas que medem a vida do cidadão comum.

Porém, para o profissional da indústria, o milímetro é o máximo. Execuções precisas, como para peças de carro ou eletrônicos, possuem tolerâncias mínimas. Para muitas delas, a precisão é uma questão de medir com paquímetros e micrômetros, já que qualquer imperfeição mal pode ser vista a olho nu.

E então, conseguiu se identificar com essas 5 coisas que só mecânicos de usinagem, lubrificadores e profissionais de usinagem entendem? Esperamos que sim!

Para complementar sua leitura sobre o tema, que tal entender todos os processos e detalhes por trás da usinagem de metais? Temos certeza que a leitura será essencial no seu aprendizado!

Deixe um comentário