Correta utilização do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis

Correta utilização do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis

Refratômetro portátil

Os refratômetros portáteis são utilizados para uma rápida e precisa medição da concentração de óleos solúveis e fluidos de corte em uma solução.

biolub

Imagem 1: Partes de um refratômetro portátil.

Quais são as principais partes do equipamento?

Na imagem acima, nota-se as quatro partes mais importantes de um refratômetro portátil:

  1. Prisma para amostra: Onde 2-3 gotas devem ser gotejadas para leitura da amostra.
  2. Parafuso de calibração: Usado para calibração com água destilada 20ºC. A indicação neste caso deve ser zero, caso contrário, corrigir a escala através do parafuso de calibração.
  3. Ajuste de foco: Usado para obter uma nítida visualização da escala do refratômetro.
  4. Visor: Leitura da amostra é feita através do visor. O equipamento deve ser sempre apontado para uma fonte de luz para melhor visualização.

biolub1

Imagem 2: Visor e escala de um refratômetro Brix, neste caso o valor de refração é igual a 0.

Como é feita a leitura do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis?

Para leitura da refração de uma amostra, pingar algumas gotas e fazer a leitura através do visor. Não se esqueça de calibrar o refratômetro com água, antes de efetuar a medição. Após o uso, limpar o visor e secar com uma flanela ou pano macio.

Dica Biolub: Cada fluido solúvel possui algumas características próprias, entre elas, o fator de refração. Para saber a concentração exata do produto analisado, basta multiplicar a leitura feita no visor do refratômetro (refração) por este valor constante de cada fluido solúvel (fator de refração).

Exemplo: Para saber a concentração de um produto com fator de refração de 1,5 e o valor medido no refratômetro foi de 3, basta multiplicarmos um pelo outro e obtemos a concentração, ou seja, no caso do exemplo acima, a concentração é de 4,5%.

Dessa maneira, a utilização do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis, é uma maneira simples, de baixo custo e rápida, que pode evitar vários problemas em relação ao uso de fluidos lubrificantes solúveis.

 

Confira o post relacionado: Clique aqui

 

Deixe um comentário