Já comentamos anteriormente sobre a importância da manutenção de peças, equipamentos, superfícies oxidadas e dicas de como realiza-la. O convertedor de ferrugem é um grande aliado no momento dessas manutenções, visto que é um produto de fácil aplicação e que apresenta resultados momentâneos.

A ferrugem é um grande vilão da indústria que causa enormes prejuízos financeiros e em algumas condições extremas, até acidentes humanos e ambientais.

O convertedor de ferrugem da Biolub – Sutax Convert – é um dos produtos disponíveis no mercado que apresenta melhor custo-benefício, devido ao seu alto teor de matéria ativa. Dessa maneira, o consumidor acaba economizando dinheiro pois o rendimento do convertedor de ferrugem da Biolub é maior, além de formar um excelente primer protetor.

Este primer protetor que é formado após a aplicação do convertedor de ferrugem, garante maior adesão do protetivo definitivo (tinta) que é aplicado após o tempo de secagem do produto. Dessa maneira, além de converter e eliminar a ferrugem, possibilita que a superfície tratada dure mais tempo.

Reunimos aqui, as principais dúvidas dos nossos clientes sobre o convertedor de ferrugem. Confira no post a seguir.

O que é convertedor de ferrugem?

O convertedor de ferrugem é um produto concentrado capaz de reagir com a ferrugem e transforma-la em um fundo preto e resistente (primer). Elimina a ferrugem dispensando o lixamento e outros fundos. Possui proteção acrílica, que garante maior adesão e resistência. Suporta até 100ºC após secagem.

Veja abaixo o vídeo do produto para entender melhor seu funcionamento.

Qual a diferença do convertedor de ferrugem (Sutax Convert) e neutralizador de ferrugem (Neutrox)?

O neutrox (neutralizador/removedor de ferrugem), atua quimicamente sobre a ferrugem, transformando-a em fosfatos passivadores.

Já no caso do Sutax Convert, além de remover a ferrugem, ele reage quimicamente com a ferrugem, transformando-a em um fundo resistente (primer) que pode ser pintado e evita a formação de nova oxidação.

Em quais objetos posso aplicar o Sutax Convert?

O produto pode ser aplicado em qualquer objeto enferrujado de ferro ou aço. Por exemplo, veículos, reboques, cercas e portões, grades de ferro e escadas, chapas metálicas, ferro fundido, tanques, equipamentos agrícolas, tratores, para citar apenas alguns.

Como preparar a superfície antes de usar o convertedor de ferrugem?

Um bom preparo da superfície garante maior tempo de proteção contra a oxidação assim como maior aderência do Sutax Convert e tinta nele aplicado.

O convertedor de ferrugem não é capaz de penetrar sujeiras, óleos e graxas. Portanto uma boa limpeza e desengraxe preliminar são de extrema importância.

Antes de aplicar o produto, remova com espátula ou escova de aço, a ferrugem solta ou grossa, tinta velha e sujeira. Eliminar a oleosidade com desengraxante SUTAX POWER CLEANING.

Como o convertedor de ferrugem é aplicado?

Deve ser aplicado puro sobre a superfície enferrujada, com pincel, rolo ou imersão.

Posso aplicar o Sutax Convert em superfícies não oxidadas?

Sim, o produto irá aderir porém não irá oferecer a proteção adicional do primer.

Existe algum solvente para diluir o convertedor de ferrugem?

Não, o Sutax Convert já vem pronto para uso e não deve ser diluído pois pode afetar a proteção e atuação química na conversão da ferrugem.

Qual o rendimento do Sutax Convert?

O rendimento aproximado é de 14 m²/L por demão. Este valor pode variar de acordo com o método de aplicação, operador, entre outros fatores.

Devo pintar sobre o convertedor de ferrugem? Que tipo de tinta devo aplicar?

É altamente recomendado que sim, para obter uma proteção duradoura. Principalmente nos casos onde a exposição é externa e esteja sujeito a umidade, chuva e intempéries.

Aplique tinta de acabamento, como esmaltes sintéticos, tinta PU, tintas epóxi catalisadas, etc. Tintas a base de água e látex não devem ser aplicadas.

Quantas camadas do convertedor de ferrugem aplicar?

Em muitas situações, apenas uma camada de aplicação é suficiente. No entanto, para garantir a uniformidade e total conversão, recomendamos que sejam aplicadas duas camadas.

Como limpar os instrumentos de aplicação após o uso? (pincel, rolo, etc).

Limpe apenas com água e sabão, após o uso.

Posso utilizar o convertedor de ferrugem sobre superfícies quentes.

Não é recomendando, no entanto o produto suporta temperaturas de até 100°C.

Qual a validade do convertedor de ferrugem?

Quando acondicionado e estocado corretamente, 12 meses. Sempre enviamos os lotes mais recentes para nossos clientes, para que tenham o maior tempo de validade possível.

Que temperatura aplicar?

Aplicar quando a temperatura estiver entre 10°C e 40°C. Não aplique o produto se a temperatura estiver fora desta faixa.

Evite aplicar o Sutax Convert – Convertedor de ferrugem na luz solar direta ou em condições muito úmidas.

Posso retornar o produto para a embalagem?

Não.

Retire e transfira para outro recipiente apenas a quantidade necessária para uso. Caso sobre alguma quantia do produto fora da embalagem, que foi exposta a atmosfera e aos materiais de pintura, não retorne para a embalagem original.

Quais EPI´s utilizar?

Como qualquer produto químico, deve-se ter precaução ao aplica-lo. As recomendações gerais devem ser seguidas.

Pela fato do produto ser ácido, recomenda-se o uso de luvas e óculos de segurança. Todo o corpo deve estar coberto para evitar respingos.

Para maiores informações a respeito de segurança no trabalho e EPI´s, consulte nossos especialistas ou a FISPQ do produto químico.

Como estocar e guardar o convertedor de ferrugem?

A melhor maneira de armazenar o convertedor de ferrugem é longe da luz solar direta e à temperatura ambiente. Não congele e evite temperaturas acima de 35°C.

Acondicione em lugar fresco e seco.

Esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida, através destas perguntas mais frequentes.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas que estão prontos para te atender.

Agora que você já sabe as principais respostas sobre as perguntas mais frequentes do produto, que tal aprender como escolher o melhor convertedor de ferrugem para vender na sua loja?