Aplicação do convertedor de ferrugem em equipamentos agrícolas

O convertedor de ferrugem é fundamental para a manutenção de superfícies oxidadas. Ele serve para converter a ferrugem em um fundo preto (primer) e preparar a superfície para receber tratamentos contra a oxidação e, consequentemente, evitar a degradação por corrosão da estrutura metálica.

Um convertedor de ferrugem funciona como um primer, sendo aplicado diretamente à superfície para auxiliar na fixação de outros produtos antioxidantes. Porém, como saber qual é o melhor produto a ser oferecido na sua loja?

Existem alguns critérios de qualidade que podem ser avaliados no momento da compra, tais como a concentração do princípio ativo e o preço do produto. Conheça melhor esse produto e veja como escolher a melhor opção para vender na sua loja:

Vantagens do convertedor de ferrugem

A principal vantagem do convertedor de ferrugem é não requerer processos trabalhosos de remoção da camada oxidada. Ou seja, dependendo do caso, não é necessário lixar ou jatear a superfície para prepará-la para receber a proteção antioxidante.

Essa decisão, no entanto, dependerá do tipo de tratamento a ser aplicado na superfície em questão. Se, por exemplo, pretende-se realizar a galvanização a frio ou outro processo de pintura um pouco mais refinado, a superfície precisará ser completamente limpa. Isto é, livre de óleos, poeira, restos de tinta e desengraxante. Neste caso, é preferível utilizar o neutralizador de ferrugem.

Por outro lado, se a superfície a ser tratada não requerer o uso da galvanização a frio ou estiver localizada em áreas de difícil acesso, o convertedor de ferrugem é o produto mais indicado, pois ele estanca o processo de oxidação que já esta ocorrendo. Por isso, ele é muito utilizado como forma de controlar a oxidação antes que ela se torne corrosão, enquanto medida preventiva.

O convertedor de ferrugem dispensa a aplicação de outros produtos (removedores, fosfatizantes, etc.), convertendo a camada oxidada em um fundo preto e formando uma película protetiva que previne a corrosão. Ao uniformizar a superfície, o convertedor de ferrugem também ajuda na aplicação de tintas e vernizes, que devem ser aplicados após a formação do primer.

Além disso, seu uso dispensa processos mais arriscados e caros, tais como o jateamento. Este processo de limpeza pode ser prejudicial à saúde do trabalhador. No caso de jateamento por areia, a dispersão dos grãos ricos em sílica pode ocasionar silicose nos operadores.

Por esse motivo, quando se usa o jateamento, são necessários investimentos na ampliação do local de trabalho, instalação de filtros, coletores de pó e outros procedimentos para evitar doenças ocupacionais e prejuízos financeiros para a empresa.

Superfícies de aplicação do convertedor de ferrugem

A aplicação do convertedor de ferrugem é bastante ampla, podendo ser utilizado em ferramentas, tratores e implementos agrícolas, portões, fogões, esquadrias, máquinas industriais, veículos, estruturas metálicas e quaisquer outras superfícies que contenham ferro.

Por ser um produto que já vem pronto para uso, não é necessária sua diluição, tornando sua operacionalização muito fácil. A aplicação pode ser feita com rolos, pistolas ou pincéis ou, ainda, por imersão total da peça metálica no produto.

A única ressalva é que a superfície deve estar livre de tintas, uma vez que o convertedor age no metal, e não na tinta. Para isso, uma simples remoção das camadas mais grossas de resíduos, com o auxílio de uma espátula ou escova de aço, costuma ser suficiente.

Pode ser necessária, ainda, a remoção de camadas de gordura ou óleos que estejam depositados na superfície. Comparativamente, no entanto, esse processo de limpeza é muito menos trabalhoso e custoso do que outros como o lixamento ou jateamento.

Características do convertedor de ferrugem

Um dos primeiros aspectos que devem ser verificados ao escolher um convertedor de ferrugem é o seu rendimento. Isto é, quanto uma demão recobre em metros quadrados. Por outro lado, nem sempre um bom rendimento significa uma boa qualidade no resultado final.

Neste caso, deve-se observar a concentração do princípio ativo. Isso irá influenciar muito no desempenho do produto. Alguns produtos são menos concentrados do que outros, requerendo mais demãos para a total cobertura da superfície. A maneira empírica de verificar a concentração do produto é pela coloração: quanto mais concentrado, mais preta é a camada formada por ele.

O terceiro fator a ser observado é o preço do produto. Após certificar-se do rendimento e da qualidade da conversão (primer formado), é possível que o preço deles inviabilize sua aquisição. Diante disso, o melhor a fazer é comparar os benefícios em relação ao preço.

Se o item em questão tem um rendimento excelente e a área é de tamanho médio, pode ser vantajoso optar por um produto mais caro, porém mais eficiente. No entanto, alguns produtos têm eficiência e qualidade equivalentes, apresentando diferença significativa no preço. Assim, vale fazer essa distinção para que maiores áreas possam ser protegidas, com melhor controle de custos com aquisição de produtos para manutenção das superfícies oxidadas.

Outro ponto importante é formação de camada protetiva oferecida pelo convertedor de ferrugem. Alguns produtos formam uma proteção acrílica, por exemplo, o que garante maior adesão do produto à superfície e da tinta aplicada sobre o convertedor de ferrugem, aumentando a resistência da mesma à oxidação.

Em geral, o melhor produto é o que tiver melhor relação benefício-custo para seu cliente ou indústria. Isto é, que tenha excelente qualidade de recobrimento, durabilidade e concentração do princípio ativo, porém com preços viáveis.

Portanto, escolher o melhor convertedor de ferrugem para vender em sua loja requer conhecer dois pontos principais: que tipo de superfície seu cliente quer proteger e quais são as características de cada produto.

Lembre-se : a principal vantagem do convertedor de ferrugem é dispensar lixamentos e jateamentos, processos caros e trabalhosos de limpeza de superfícies oxidadas.

Agora que você já sabe como escolher convertedor de ferrugem para vender na sua loja, aproveite para conhecer  3 motivos para oferecer o neutralizador de ferrugem em sua loja