6 coisas que você precisa saber sobre internet das coisas e Indústria 4.0

6 coisas que você precisa saber sobre internet das coisas e Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um assunto cada vez mais abordado na alta cúpula das fábricas por todo mundo. Em essência, significa uma nova Revolução Industrial, dessa vez representando um mergulho na tecnologia. Todos os processos, da manutenção industrial ao Supply Chain, integrados digitalmente; cada execução produzindo dados valiosos para que, de forma cíclica, ações de melhoria sejam aplicadas. No centro disso, a Internet das Coisas (IoT), como possibilitadora dessa constante comunicação. Na teoria, parece um avanço impensável nos parâmetros atuais, mas a verdade é que a indústria já se mexe para comportar essas mudanças. E sua empresa, vai ficar atrás na corrida contra a concorrência?

indústria 4.0

Segundo a IBM, a Indústria 4.0 se trata de um aumento da conectividade e componentes cada vez menores. Baseia-se na coleta de dados por meio de produtos, sensores e componentes (internos e externos às máquinas da linha de produção), que servem de insumo para melhorar a fabricação. Ou seja, quanto maior e mais aprofundadas as informações coletadas, mais lapidado é o processo produtivo.

Nesse novo cenário, os dispositivos IoT ocupam justamente o espaço dos sensores e componentes inteligentes que serão responsáveis pela coleta de dados. Aqui, vale mencionar o potencial da Inteligência Artificial aplicada à indústria.

Para Bernd Heuchemer, VP de Motion Control da Siemens na Alemanha, a Indústria 4.0 significa um salto na capacidade produtiva de pequenos e grandes players do mercado.

Ele diz que o objetivo é “impulsionar ativamente a reformulação da indústria, pois combina aspectos do mundo físico, virtual, de TI e de cibersistemas para ajudar a criar um novo ambiente de trabalho de produtividade integrada entre trabalhador e máquina”, afirmou o executivo em entrevista.

Fato é que, cada vez mais, a Indústria 4.0 tem obrigado as empresas da indústria a se reposicionarem diante do consumidor. Afinal, um dos motivadores dessa revolução é justamente ele: o cliente. Conforme o tempo avança, seu comportamento e nível de demanda muda. Ao mercado, resta se adequar o quanto antes.

Afinal, essa é uma decisão crucial para o futuro da sua empresa.

Ao se antecipar ao mercado e apostar em inovação agora, sua organização se coloca na crista da onda das mudanças, sendo pioneira em Indústria 4.0. E é justamente isso que queremos mostrar nesse artigo.

Os principais pontos que você precisa saber sobre a Indústria 4.0 e seus impactos nos negócios industriais. Pronto? Então siga na leitura conosco!

A Indústria 4.0 e a Internet das Coisas (IoT): 6 previsões para o futuro da indústria

Cada movimento de mercado exige atenção das empresas. Mudanças são constantes, mas e revoluções? Essas acontecem a cada geração e impactam profundamente toda lógica produtiva.

Se você pretende colocar sua empresa no topo da corrida contra a concorrência, garantindo sua sobrevivência e sucesso no futuro próximo, é preciso estar preparado. Confira 6 previsões sobre a Indústria 4.0!

1# Códigos padronizados já estão criando o caminho para o futuro automatizado

Agregar valor na Indústria 4.0 depende do potencial conectivo entre dispositivos, sensores e máquinas na linha de produção. Todos devem estar sintonizados em uma rede Web, assim, possibilitando a troca de informações em tempo real.

Para isso, é claro, é preciso de conformidade e padronização.

Muito embora ainda embrionário, a Indústria já começa a testar padrões de linguagem que possibilitem a existência dessa complexa rede. Um dos principais exemplos é o MTConnect.

Trata-se de um padrão técnico de fabricação utilizado para recuperar dados dos processos que envolvem máquinas-ferramentas numericamente controladas — as máquinas CNCs.

Esses padrões representam a fundação desse ecossistema de informações, garantindo interoperabilidade capaz de promover a conexão geral dos dispositivos em qualquer chão de fábrica.

2# Decisões melhores e mais ágeis no chão de fábrica

De certa forma, o principal benefício da Indústria 4.0 será a capacidade da empresa tomar decisões mais ágeis e assertivas. Com o IoT, dados qualificados são gerados em tempo real e transmitidos à softwares de gestão avançados, com alta capacidade analítica.

Dali, é possível retirar inteligência suficiente para adequar o processo produtivo conforme a necessidade do momento, otimizando as execuções.

Na prática, significa que a gestão do chão de fábricas não será holístico — baseado na experiência de um profissional, mas científico — com base em dados aprofundados.

Dessa forma, as empresas vão reduzir erros e promover uma grande economia!

3# A preocupação com cibersegurança naturalmente vai aumentar

Claro que, em um ambiente mais conectado, naturalmente as brechas mais importantes se darão no ambiente digital. Por isso, um reflexo imediato da Indústria 4.0 será a constante preocupação com a cibersegurança de seu ecossistema de máquinas e dispositivos.

Iniciativas como a LGPD servem como base para adequação a esse novo momento. Portanto, fique de olho!

4# Máquinas terão sensores ciber-físicos

A integração esperada na Indústria 4.0 é também conhecida como “sistema ciber-físico”, onde sensores coletam dados que alimentam máquinas-ferramentas automáticas, dando total autonomia ao trabalho.

A tendência para o futuro é que, além de máquinas novas terem tal tecnologia, sistemas antigos (mas novos hoje, como sistemas pneumáticos, transportadores de cavacos, sistemas de lubrificação industrial) sejam equipados com esses novos sensores.

Assim, todo chão de fábrica será gradualmente integrado ao ecossistema de conectividade da empresa, otimizando a produtividade.

5# Cloud computing e Big Data serão essenciais

Tecnologias cada vez mais emergentes, empresas que querem mergulhar na Indústria 4.0 devem estar alinhadas à (já nem tão) novidades como Cloud Computing e Big Data.

A primeira serve como alternativa ao armazenamento digital de dados, mas também como ambiente de hospedagem para todos os softwares necessários para seu dia a dia. Representa mais segurança, estabilidade e escalabilidade para o negócio.

Já a segunda inovação, o Big Data, trata-se justamente da teoria por trás dos dados estruturados e não-estruturados que vão guiar o seu negócio no futuro. A chave aqui é escolher softwares já capacitados para coletar, armazenar e processá-los com eficiência.

6# A manutenção vai ocupar um papel ainda mais vital na cadeia produtiva

A manutenção industrial será tema ainda mais importante no dia a dia industrial. Com a automatização, o fluxo produtivo terá um ritmo maior e mais exigente. Se especializar em metodologias, como a manutenção preditiva, é essencial!

Diante disso, além da manutenção envolver questões tecnológicas, será preciso um olho atento de especialistas em várias etapas, como um lubrificador industrial que garanta a melhor lubrificação dos sistemas autônomos.

O uso de produtos produzidos por empresas certificadas em padrões internacionais de qualidade também será uma exigência. Afinal, será preciso prezar pela total continuidade da cadeia produtiva.

E na sua empresa, como a Indústria 4.0 é abordada? Esperamos que as mudanças já estejam ocorrendo e que o conteúdo ajude você a guiar o processo com maior assertividade!

E lembre-se: se quiser produtos de lubrificação de qualidade para sua empresa se manter totalmente produtiva, conte com a Biolub!

Deixe um comentário