Você executa as tarefas de lubrificação de maneira segura?

Você executa as tarefas de lubrificação de maneira segura?

A rotina de uma empresa metalúrgica ou relacionada à indústria de metal-mecânica é repleta de processos complexos. É preciso conciliar a execução de projetos complicados, caros e de extrema importância com a gestão de tempo, de pessoal e de equipamentos. Nesse cenário, temas como a segurança industrial são de vital importância. Muito além de prevenir, porém, é preciso garantir que todo chão de fábrica cumpra os procedimentos corretos, assim, é possível garantir máxima vida útil dos produtos, como os óleos solúveis. Na sua empresa, as tarefas de lubrificação são planejadas de forma a conservar ao máximo os produtos, aproveitando sua qualidade e potencializando seu tempo de uso?

tarefas de lubrificação

Mas porque, dentre tantos temas, focar em tarefas de lubrificação?

Exatamente por que é um tema muitas vezes relegado, mas que engorda as estatísticas de um jeito incrível. Por exemplo, equipamentos e produtos envelhecidos ou fora do prazo de validade são o motivo principal de quedas na produção, segundo pesquisa americana.

E especialmente se o seu chão de fábrica conduz rotinas de manutenção preditiva ou preventiva, se atentar às tarefas de lubrificação é um complemento muito bem-vindo. 

Afinal, a manutenção não diz respeito apenas ao maquinário, mas a todo ecossistema de máquinas, equipamentos e produtos necessários para o bom funcionamento da cadeia produtiva.

Para tirar a limpo o tema e explorar as particularidades das tarefas de lubrificação, é só continuar a leitura conosco!

Importância das boas práticas de segurança e manutenção industrial

A manutenção industrial é um dos braços de um chão de fábrica eficiente. Além de ser a base da segurança do trabalho, trata-se de uma medida repleta de metodologias aplicáveis, que visam a conservação de todo ambiente produtivo.

A correta aplicação de procedimentos de manutenção industrial potencializa a vida útil dos equipamentos, além de diminuir a incidência de falhas. Dessa forma, com controle certo e intervenções precisas, é possível reduzir custos consideráveis que acarretariam em um desequilíbrio financeiro.

Além disso, a boa prática da segurança e manutenção industrial preza pela saúde dos próprios funcionários. Já que, em muitos casos, são as avaliações de periculosidade que, por exemplo, analisam a necessidade do uso de algum EPI para lidar com um óleo solúvel perigoso para a pele.

Outro detalhe importante de estabelecer uma rotina de segurança e manutenção industrial é que, assim, é possível planejar certas ações. Com um calendário fixo de manutenção, é possível planejar algumas ações que visem a melhoria contínua do chão de fábrica.

Como sempre, a atenção dos gestores da empresa ou líderes fabris deve estar na execução das atividades de manutenção. Entre as principais, destacam-se as tarefas de lubrificação.

Atenção especial: entenda as principais tarefas de lubrificação

As tarefas de lubrificação exigem atenção especial da empresa. Muitas vezes relegados, os produtos de lubrificação como óleos ou graxas são manipulados e estocados de qualquer jeito.

O problema é que nem todos os produtos são duráveis o suficiente para lidar com condições adversas de manutenção. Na verdade, todos eles devem seguir protocolos de cuidados únicos, com procedimentos especiais dependendo a exigência do material.

E então, pronto para saber mais sobre as tarefas de lubrificação? Veja:

Segurança geral

Foque nos programas de segurança previamente existentes em seu chão de fábrica e adeque suas tarefas de lubrificação a eles.

Provavelmente, sua empresa já se comprometeu com a segurança e o bem-estar dos funcionários, e determinar como suas ações se encaixam nessas práticas existentes contribuirá muito para o seu sucesso.

Crie procedimentos escritos para atividades de lubrificação da mesma maneira que faria em outros planos de manutenção.

Incorpore a estrutura de segurança atual no local de trabalho, do EPI à limpeza e tudo mais que a equipe de saúde, segurança e meio ambiente estabeleceu para garantir a segurança geral da empresa.

Treinamento de segurança

Treine todo o time acerca das diretrizes das tarefas de lubrificação.

Para aqueles que estão mais envolvidos na execução de ações de lubrificação, será necessário um treinamento robusto. Ao restante, uma simples conscientização pode bastar.

Estabeleça também algumas condições de treinamento, como para novos funcionários, mudanças de cargo ou quando a fábrica estiver diante de mudanças, como novo maquinário ou novos produtos de lubrificação.

Armazenamento

Não existe uma única maneira correta de armazenar lubrificantes, mas existem práticas erradas de gestão que podem ser muito prejudiciais.

Em geral, evite expor os lubrificantes à ação do tempo (deixando-os abertos, por exemplo). Além disso, evite seu armazenamento em áreas de tráfego intenso, pois caso vazem, podem sujar e deixar o chão escorregadio, podendo ocasionar acidentes de trabalho. Deixe-os longe de ventiladores ou exaustores.

Ao projetar as prateleiras, certifique-se de priorizar materiais anti-incêndio e contaminação.

Manipulação

Alguns produtos químicos podem conter  ou materiais tóxicos, capazes de causar uma reação ou ferimento caso manipulados incorretamente.

Use EPIs apropriados sempre, como luvas, óculos de proteção, protetores faciais e demais equipamentos de segurança. Quando for amostrar, é recomendado utilizar um redutor de pressão.

Limpeza

Após qualquer uma das tarefas de lubrificação, seja drenagem, troca ou enchimento, verifique sempre o local de trabalho e o equipamento. Feche as tampas abertas e limpe as conexões, eliminando resquícios de fluidos e sujeiras, como areia, pó e cavacos.

Concentre seus esforços de limpeza também na área de armazenamento. Assim, os responsáveis pela atividade estarão por dentro das peculiaridades da máquina e também dos produtos. 

Descarte

Os lubrificantes usados devem ser tão bem armazenados quanto os novos. Afinal, o óleo usado pode ter contaminantes ou aditivos vencidos. Geralmente são produtos misturados e podem ter pontos de inflamação diferentes do óleo base.

Armazene-os em área separada dos produtos novo, em recipientes próprios. Busque não misturar demais os óleos, pois as diferentes características podem representar perigos.

Busque o auxílio de um lubrificador industrial para entender como descartar os óleos corretamente, assim como equipamentos extras, como filtros (e seus detritos metálicos), além de panos e estopas oleosas.

Agora que você aprendeu a executar as tarefas de lubrificação, que tal se aprofundar no assunto de vez? Em nosso próximo conteúdo, explicamos como elaborar um plano de lubrificação industrial, leia agora mesmo!

Deixe um comentário