Usinagem de ferro fundido: o que todo lubrificador precisa saber

Usinagem de ferro fundido: o que todo lubrificador precisa saber

Durante a usinagem, não há espaço para descuidos: é preciso entender as propriedades da peça usinada e do processo de corte. Assim, o lubrificador terá conhecimento necessário sobre os materiais para escolher assertivamente o melhor óleo solúvel para sua lubrificação. Isso é essencial, pois determinará o sucesso de todo processo, além de cooperar (ou, em sua falta, atrapalhar) com a produtividade dos trabalhadores. No caso da usinagem de ferro fundido, como você avalia as necessidades de lubrificação?

Usinagem de ferro fundido

O ferro fundido é uma das presenças mais marcantes dos chãos de fábrica pelo país. Não por menos, a produção de fundidos no país só cresce, mesmo em um cenário de crise.

Por isso mesmo, sua usinagem deve ser acompanhada de uma série de cuidados específicos. Seja na execução do serviço como também nos processos que o complementam, como a lubrificação.

O que está envolvido? Muita coisa! É preciso considerar coisas como:

  • Os custos da usinagem;
  • O tipo de máquina com o qual a peça será usinada;
  • O tipo de demanda do projeto;
  • O tipo de ferro fundido;
  • O tipo de sistema de circulação;
  • Os meios de controle do material;
  • A forma de descarte dos cavacos;
  • Os cuidados com a saúde do operador e também com o meio ambiente.

A lista é bem longa, certo? Portanto, dá pra entender que na usinagem de ferro fundido o trabalho do lubrificador deve ser meticuloso. No artigo de hoje, vamos explorar um pouco o tema, explicando alguns dos pontos essenciais para o sucesso deste serviço.

Continue a leitura para aprender mais!

Os diferentes tipos de ferro fundido que existem

O ferro fundido é uma liga de ferro com uma variedade especial de elementos. Sua mistura eutética contém principalmente ferro, carbono e silício, entre outros secundários.

Sua principal característica química é a presença do carbono, que ocupa de 2% a 7% da fórmula (já o silício, entre 1% e 4%).

Tudo isso coopera para seu baixo custo, o que faz dele um material de enorme adesão na indústria. Alguns de seus tipos também possuem ótima usinabilidade. A alta fluidez na fundição o torna perfeito para usinagens mais delicadas, onde a peça necessita de paredes finas.

Portanto, é bastante utilizado pela indústria automobilística.

São alguns os tipos de ferros fundidos, confira:

  • Ferro fundido branco: Apresenta altos índices de dureza, de resistência à abrasão e também baixa ductilidade. É bem difícil de ser usinado, sendo utilizado em processo de fundição direta no formato da peça demandada.
  • Ferro fundido nodular: Possui uma composição mais específica e visual circular, porém apresentam boa usinabilidade. Suas características o aproximam das do aço, o que faz deste ferro um pouco mais caro.
  • Ferro fundido cinzento: Mais popular e barato, é o que apresenta melhor usinabilidade e é o mais fácil de fabricar. Gera cavacos pequenos e quebradiços.

5 pontos que todo lubrificador precisa saber para realizar uma boa usinagem de ferro fundido

Como ficou evidente, a usinagem de ferro fundido pode ser bem específica. O material apresenta diferentes fórmulas e necessidades. Antes de iniciar qualquer procedimento de desbaste ou corte, é missão do lubrificador criar o melhor cenário para o serviço.

O objetivo é evitar erros mínimos (e máximos) na execução e no uso de óleos solúveis.

Por exemplo, em alguns casos, não é necessário lubrificar. Porém, caso haja necessidade, é preciso que tanto lubrificador como operador da máquina fiquem atentos à circulação do fluido durante o serviço e à limpeza do filtro do reservatório de óleo.

Quer conhecer mais sobre as especificidades desse processo e como não errar na lubrificação da usinagem de ferro fundido? Então confira a lista abaixo!

1# Escolha da ferramenta de corte específica

Considerando principalmente o ferro fundido cinzento, normalmente são recomendados dois tipos de ferramentas de corte: os compostos de metal duro e os cerâmicos.

Na usinagem de ferro fundido, a utilização do metal duro é feita quando as velocidades de corte são bem altas e a temperatura do processo pode superar os 1300 ºC. Portanto, possuem maior resistência a choques térmicos e resistem à quebras.

Já no caso dos componentes cerâmicos, também performam bem em altas velocidades de corte. No entanto, o desgaste dessas ferramentas é inferior ao de metal duro. Como desvantagem, baixa resistência térmica e o material pode ser mais facilmente quebrado.

2# Manter os filtros do sistema em dia

Uma das principais características do processo de usinagem de ferro fundido é a capacidade de gerar cavaco. Como são pequenos e quebradiços, podem facilmente ser levados até o reservatório do sistema ou mesmo se deteriorar sobre a máquina, contaminando a peça e o próprio óleo.

Por isso, lembre-se de manter a revisão e manutenção dos filtros em dia!

3# O ferro fundido oxida mais fácil que o aço

Sua predisposição para oxidação (bem maior que o aço, por exemplo), é um dos pontos que mais exigem cuidados.

Para evitar a corrosão do material, tome alguns cuidados essenciais, como: observar sempre a concentração de óleo, proteger peças que precisam ser armazenadas, entre outros.

Nos aprofundamos no tema em outro blogpost. Clique aqui e confira como evitar a oxidação na hora da usinagem utilizando os fluidos de forma certa!

4# Escolha do lubrificante industrial apropriado

O principal aspecto que deve guiar a sua escolha de lubrificante é em relação ao desempenho do produto durante a execução.

O óleo para usinagem de ferro fundido deve absorver bem o calor e, claro, resistir à oxidação. O fluido ainda deve apresentar estabilidade durante e depois do serviço (mesmo na armazenagem).

Além disso, é recomendável que não manche a peça, tenha um odor leve e boa transparência. Dessa forma, o operador conseguirá ter visualização completa da peça a ser usinada, sem pontos cegos que prejudiquem o trabalho.

 

E então, entendeu bem o assunto e os principais pontos de atenção que um lubrificador deve se ater quando o assunto é usinagem de ferro fundido? Esperamos que o artigo lhe ajude!

Agora, se você utiliza óleo solúvel no seu processo de usinagem, que tal dar um passo além no quesito organização? Com a nossa planilha gratuita de gerenciamento de óleo solúvel você torna seu processo ainda mais eficiente, reduzindo custos com manutenção. Baixe já!

Deixe um comentário