Aditivos para óleos lubrificantes: qual sua importância?

Aditivos para óleos lubrificantes: qual sua importância?

Aditivos para óleos lubrificantes

Na linha de produção industrial, todo detalhe importa. Afinal, cada execução deve ser perfeita: precisa, se atendo à medidas milimétricas, e conservando as propriedades químicas e mecânicas do material. Seja na manutenção do maquinário, ou na usinagem de peças, como na usinagem de um material simples, como o alumínio. Por isso, conhecer os aditivos para óleos lubrificantes é essencial.

Parte ativa do processo produtivo, os óleos lubrificantes cumprem diferentes funções em um sistema, que variam de acordo com as necessidades. Em geral, eles servem tanto para proteger como potencializar uma execução.

O importante é que, toda essa versatilidade, se deve aos aditivos para óleos lubrificantes.

O que são os aditivos para óleos lubrificantes?

Um lubrificante é composto por óleo básico (como o mineral, amplamente utilizado no meio industrial), que ocupa de 70 a 99% da fórmula, e também de aditivos.

Apesar da porcentagem enganar, os aditivos para óleos lubrificantes são substâncias químicas essenciais para que o produto funcione.

Suas funções em um lubrificante variam bastante.

Em alguns casos, servem para minimizar alguns riscos, neutralizando fatores como a corrosão. Em outros, os aditivos potencializam propriedades químicas ou acrescentam tributos que melhoram o seu desempenho.

Como cada tipo de máquina ou aplicação exige distintos níveis de performance dos lubrificantes, os aditivos servem justamente para isso. São àquilo que diferencia um óleo de lubrificação do outro.

Portanto, seja na sua equipe ou para o lubrificador industrial contratado, conhecer os principais aditivos é obrigação. Dessa forma, sua empresa acertará no desenvolvimento de um plano de lubrificação que respeite as necessidade de cada máquina.

Além disso, tornará a manutenção industrial ainda mais eficiente, potencializando a vida útil de seus equipamentos e maquinário.

Outro ponto importante, é que os aditivos lubrificantes evoluem e as tecnologias utilizadas nestes compostos também. Ou seja, o que era utilizado no passado, talvez não seja ideal mais no dia de hoje. Um exemplo típico é no composição dos óleos solúveis para usinagem. Inclusive escrevemos um artigo, sobre por que evitar óleos solúveis de usinagem com nitrito.

Quais os principais aditivos para óleos lubrificantes utilizados na indústria?

Independente do tipo do lubrificante (óleo solúvel ou óleo integral), você pode ter certeza que aditivos foram utilizados. Por isso, alguns chegam a ser até populares, como àqueles presentes em óleos automotivos.

Para quem trabalha na indústria, principalmente na área de usinagem de metais, conhecer os principais tipos é um diferencial. Assim, você garante uma aplicação segura do óleo no sistema, entendo como ele vai agir e quais benefícios trará. Confira!

Aditivos detergentes

Como o nome sugere, são os aditivos responsáveis por auxiliar na limpeza do sistema. Suas propriedades químicas facilitam no trato com a sujeira, evitando acúmulos indesejados.

Também são chamados de aditivos dispersantes e são os mais comuns na indústria.

Aditivos antioxidantes

Já os antioxidantes impedem a propagação da oxidação do óleo básico, retardando esse processo e evitando o desenvolvimento de borras. Em essência, esses aditivos aumentam a vida útil do óleo, assegurando sua eficiência e desempenho.

Aditivos anticorrosivos

Esses aditivos servem para proteger as peças ou sistemas, potencializando sua vida útil. Os anticorrosivos evitam a corrosão nas superfície metálicas em que o lubrificante for aplicado.

Sua ação é simples: eles neutralizam contaminantes ou substâncias ácidas presentes no próprio óleo.

Aditivos antiferrugem

Já os aditivos para óleos lubrificantes com função antiferrugem agem diretamente na peça ou no sistema. Eles evitam a formação de ferrugem em componentes ferrosos, assegurando sua vida útil.

É muito utilizado em máquinas que entram em contato com água ou outros líquidos, como na indústria de mineração.

Aditivos antiespumantes

Esses aditivos impedem a entrada de ar nos sistemas, evitando a formação de bolhas ao diminuir a tensão entre o ar e o óleo. Assim, mantém a homogeneidade na aplicação do óleo lubrificante.

Aditivos corantes

Dos mais simples, mas também mais importantes. Os corantes apenas modificam a aparência dos óleos lubrificantes. Assim, é mais fácil para que os operadores o identifiquem e o manipulem.

Aditivos de Extrema Pressão

Os aditivos para óleos lubrificantes de extrema pressão garantem o desempenho do produto, mesmo quando submetido à grandes pressões do sistema. Eles evitam que o óleo danifique o equipamento, formando microsoldas que prejudiquem a integridade do maquinário.

Aditivos emulsificantes

Facilitam uma emulsão estável entre óleo e água. Normalmente, utilizados em sistemas que usam água para refrigerar o sistema.

Aditivos demulsificantes

Ao contrário do aditivo acima, os demulsificantes são utilizados na fórmula quando a função do óleo também evitar a formação (ou ocasionar a separação) de emulsões entre os fluidos.

Um exemplo típico do uso destes aditivos é no caso dos óleos protetivos temporários, em que se faz necessário que a água seja expelida do sistema rapidamente.

Aditivos abaixadores do ponto de fluidez

Esses aditivos são utilizados para operações realizadas em temperaturas baixas, principalmente em países frios como países da Europa e Estados Unidos. Sua função é diminuir a temperatura em que o óleo para de fluir. Assim, ele permanece viscoso mesmo em temperaturas baixas.

Aditivos biocidas e fungicidas

Os biocidas são aditivos conservantes, impedindo que microorganismos cresçam dentro dos sistemas.

Você já deve ter visto muitos problemas relacionados a contaminação biológica dos lubrificantes industriais!

Aditivos melhoradores de viscosidade

Sua principal função é reduzir a volatilidade do óleo. Dessa forma, melhoram sua viscosidade para enfrentar temperaturas maiores. Ou seja, mesmo em sistemas quentes, o óleo lubrificante mantém suas propriedades químicas, sem escorrer.

Qual é a importância de se escolher o lubrificante com a aditivação correta?

Óleos lubrificantes são produtos que maximizam o desempenho de cada máquina ou equipamento. Porém, cada execução possui diferenças e necessidades distintas. Por isso, escolher óleos com a aditivação correta garante a melhor performance do sistema.

Porém, para isso, é preciso conhecer os aditivos.

Esse aprendizado é primordial no chão de fábrica e também para quem gerencia os processos de usinagem. Os óleos base e seus aditivos são os responsáveis por proporcionar a melhor condição de trabalho, independente do sistema ou maquinário.

Com isso, você também está por dentro de como desenvolver o melhor ciclo de manutenção industrial preventiva.

Além disso, ter uma marca de óleos lubrificantes de confiança é o ideal.

Com processos de fabricação tecnológicos e testes que seguem rigorosos padrões de qualidade, você mantém um alto nível em todas as lubrificações industriais.

Um bom lembrete é conhecer as especificações de cada máquina conforme o fabricante. Seu suporte técnico é capaz de recomendar os óleos mais indicados para aplicação no sistema.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre os aditivos para óleos lubrificantes, sua importância e quais os principais tipos utilizados na indústria?

Esse conhecimento é obrigatório para quem busca realizar manutenções de qualidade!

Para continuar essa jornada de conhecimento, que tal conferir outro de nossos artigos sobre lubrificação? Aprenda como proteger seu sistema com o melhor lubrificante, descubra qual o melhor óleo protetivo para sua aplicação!

Deixe um comentário