Dermatite causada por fluido lubrificante: como evitar.

Dermatite causada por fluido lubrificante: como evitar.

O que é dermatite causada por fluido lubrificante?

A dermatite é uma reação inflamatória que acorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. No caso da dermatite causada por fluido lubrificante, é ocasionada devido à exposição a óleos lubrificantes agressivos ou devido ao seu mau uso e controle.

Este tipo de inflamação não é contagioso e nem oferece risco de morte. Existem dois tipos de dermatite: a de contato e a alérgica. A primeira representa 90% dos casos e é mais simples de ser evitada.

Causas de dermatite na indústria metal-mecânica.

Tomando como foco a indústria metal-mecânica, que utilizam óleos lubrificantes, fluidos de corte e outros produtos químicos, as irritações podem acontecer devido à exposição aos óleos, solventes, graxas, fluidos de corte, fluidos refrigerantes, desengraxantes e outras substâncias.

Existem alguns itens em empresas que podem aumentar o número de casos de dermatite, como, por exemplo, pastas para limpeza de mãos que contém abrasivos para ajudar na limpeza da pele, sendo que alguns destes produtos, são abrasivos ao extremo, o que pode causar pequenas irritações e corte na pele do operador, provavelmente levando a um futuro caso de dermatite.

Partículas metálicas que se acumulam no óleo ou cavacos também tendem a lesionar a pele. Essas partículas, às vezes, acumulam-se nos panos que os operadores de máquinas operatrizes usam para limpar as mãos, causando assim as lesões na pele e abrindo caminho para a maior penetração do óleo. Algumas bactérias podem, então, entrar nos ferimentos e causar infecções.

Os fluidos solúveis devem receber atenção em especial, o controle da concentração é essencial para o uso adequado. Se um produto está sendo usado com uma concentração acima da recomendada, os problemas tendem a aumentar, outro aspecto importante é o pH da solução, já que produtos muito alcalinos tendem a serem mais agressivos.

Os sinais mais comuns de dermatite são: coceira, vermelhidão, bolhas pele rachada e seca. O que fazer nestes casos?

  • Lave as mãos e a área exposta com água em abundância a fim de remover qualquer substância;
  • Remova o contaminante que causou a dermatite (cavaco, óleos contaminantes, pH muito alto, concentração alta, etc.);
  • Procure ajuda médica.

Como evitar dermatite causada por óleo lubrificante?

Nas maiorias das vezes, estas irritações podem ser evitadas se a causa for entendida e medidas preventivas forem tomadas.

Dica Biolub:

Como evitar dermatites:

  • Controle o pH das soluções e a concentração;
  • Minimize contaminações: cavacos, óleos contaminantes, comida e etc;
  • Minimize o máximo possível o contato com fluidos e óleos lubrificantes, quando o contato for necessário, utilize os EPI’s adequados;
  • Faça manutenção e limpeza nas máquinas sempre que possível;
  • Aplique creme hidratante para fluido solúvel antes de iniciar a jornada ou após lavar a mãos.

Agora que você já sabe alguns cuidados necessários para evitar a dermatite causada por fluido lubrificante, não deixe de conferir como escolher bem seus lubrificantes!

Deixe um comentário