Não raramente você encontra aqui no blog da Biolub conteúdos que destaquem a importância da estratégia e do planejamento para o bom desempenho do chão de fábrica. Muito além de um maquinário preparado, diferentes estratégias de manutenção em dia e um plano de lubrificação definido, é preciso garantir um alinhamento de todos os processos. Só assim, com organização, é possível evoluir e alcançar as metas definidas. Uma grande porção desse sucesso, no entanto, não reside apenas na sua empresa, mas nos seus parceiros comerciais. Por isso, uma boa gestão de fornecedores pode fazer toda diferença.
A gestão de fornecedores trata-se do conjunto de boas práticas para organizar o relacionamento e os processos que envolvem suas relações comerciais.
Ou seja, com foco tanto no campo interno da empresa, especialmente no setor de Compras e Almoxarifado/Estoque, como externo, relacionado ao fornecedor e seu nível de entrega.
Essa relação da sua organização com um fornecedores deve estar pautada, principalmente, em KPIs. Afinal, a qualidade das entregas deve analisar pontos que vão além apenas do preço de um produto ou insumo.
Para uma parceria de sucesso, é preciso que seus fornecedores estejam em sintonia com seu compliance, atendendo a diversos pontos de conformidade. Medir esse nível de entrega é o desafio para a maioria das empresas — porém, é aqui que os KPIs entram para ajudar.
Que tal aprender mais sobre esses indicadores e melhorar a sua gestão de fornecedores de forma completa, agregando valor ao seu negócio? Continue a leitura para aprender mais!
O que são KPIs, os indicadores-chave de desempenho?
Key Performance Indicators, os indicadores-chave de desempenho ou apenas KPIs, são utilizados para medir o desempenho operacional em processos específicos. Muito além da gestão de fornecedores, são indicadores aplicáveis em diferentes camadas de gestão.
Servem para que os gestores controlem o andamento de algum processo, relacionando a eficiência operacional desejada (predefinida em planejamento) com àquela entregue.
Dessa forma, é possível medir com precisão seu desempenho. No caso, os KPIs são essenciais para um melhor controle dos fornecedores. Especialmente em indústrias, a aplicação e análise de KPIs é vital, afinal, sua produção costuma estar relacionada a toda uma cadeia de suprimentos que deve funcionar de forma otimizada e sintonizada.
Qualidade, uma boa rede logística e atenção aos prazos são essenciais… Mas não os únicos pontos a serem observados.
E é justamente nesse seara onde as empresas costumam derrapar. Ao focar apenas em KPIs amplos, elas perdem o que acontece nos detalhes. No fim do dia, isso pode ocasionar uma falha tremenda no processo, acarretando em prejuízos enormes.
5 KPIs obrigatórios para uma boa gestão de fornecedores
O objetivo ao definir um KPI é sempre a melhoria constante, pois ajudam sua empresa entender se está no caminho para o sucesso.
Quando os indicadores são atingidos, é possível afirmar que os fornecedores cumprem sua parte, com nível de entrega de acordo ou superior às expectativas. No entanto, caso contrário, os indicadores servem como pontos de atenção para sua equipe e, claro, para o fornecedor.
E geralmente, os KPIs estão relacionados sempre com o custo, produtividade, tempo e satisfação do cliente.
Portanto, ao conseguir alinhar tudo isso sob um mesmo guarda-chuva de parâmetros — seu compliance — sua empresa é capaz de, continuamente, promover a melhoria da gestão de fornecedores. Além disso, ao mesmo tempo, pode manter um processo bem estruturado, agregando valor às execuções.
No contexto de uma indústria, a gestão de fornecedores é ainda mais urgente. Portanto, todos os gargalos devem ser cobertos por uma lista precisa de KPIs que permitam à empresa avaliar o desempenho de uma ponta a outra do processo de aquisição.
Abaixo, listamos alguns dos principais. Confira!
1# Lead Time
Trata-se de um indicador essencial para a gestão de fornecedores, pois diz respeito à primeira etapa de uma negociação: ele mede o período de tempo entre a requisição do insumo/produto até o atendimento dessa demanda.
Ou seja, todo período de pesquisa, seleção de fornecedores e análise de orçamentos e cotações.
É um KPI bastante relacionado com eficiência operacional do setor de Compras da empresa.
2# Nível de Entrega
O Nível de Entrega é outro dos KPIs importantes na sua gestão de fornecedores, mas avaliando o lado do parceiro comercial. Aqui, é comparado a data de entrega do produto com a data em que foi efetuado o pedido.
Assim, é possível ter em mãos uma média acerca da confiabilidade do fornecedor, bem como sua capacidade logística e eficiência no cumprimento dos prazos estabelecidos.
3# Nível de Satisfação do Cliente
Uma boa gestão de fornecedores é conquistada quando a atenção é ampla, indo além dos processos óbvios. Por isso, um KPI relevante é o de Satisfação do Cliente.
Através de pesquisa com seus clientes, entenda seu nível de entregas com os clientes e quais os pontos de melhoria que podem ser desenvolvidos. O que isso tem a ver com os fornecedores?
Bom, a inteligência de negócios proveniente de uma pesquisa de satisfação pode indicar caminhos dentro do seu processo de gestão de fornecedores. Às vezes, uma reclamação constante pode estar aliada a uma peça do seu produto.
Esse feedback pode ajudá-lo a trocar de fornecedor ou mesmo repassar a ele, buscando juntos uma solução.
4# Lubrificação industrial
Está aí um KPI pouco considerado, mas extremamente importante. Para empresas com chão de fábrica, a escolha do melhor fornecedor de lubrificantes industriais e fluidos de corte é essencial. Afinal, trata-se de um produto potencializador (e capacitador) do processo produtivo.
Portanto, quando relacionado a lubrificantes, a empresa deve analisar seu gasto ferramental. Assim, poderá avaliar a qualidade do lubrificante necessário para suas operações.
Com esses dados em mãos, poderá escolher o fornecedor com portfólio de produtos que melhor se encaixar. Além disso, a eficiência operacional também será decisiva para a manutenção da relação comercial.
5# Saving Financeiro
O Saving é um KPI que serve para nortear a eficiência financeira da gestão de fornecedores, ou seja, o quanto foi orçado e o quanto foi comprado.
Com a métrica, é possível, por exemplo, analisar a economia numa transação, quais custos específicos foram poupados, quais foram extrapolados, etc.
Esse entendimento visa lapidar as negociações futuras, com foco no lucro e no custo x benefício.
Agora que você entenda mais sobre a gestão de fornecedores, que tal complementar seus conhecimentos com um tema bem relacionado ao chão de fábrica? Em nosso próximo conteúdo, falamos mais sobre como elaborar um plano de lubrificação industrial.