Fluido de corte: Conheça a linha Machão

Fluido de corte: Conheça a linha Machão

Quem trabalha no chão de fábrica ou envolvido com processos de fabricação, sabe que o fluido de corte é um produto essencial para o dia a dia produtivo. No universo da usinagem de metais, lubrificantes como o fluido de corte servem como facilitadores de todo processo de desbaste das peças metálicas, potencializando a operação. Rapidez, segurança, manutenção da vida útil das peças e equipamentos: esses são alguns dos benefícios da aplicação de um bom fluido de corte em sua linha de usinagem.

fluido de corte machão biolub

E na sua empresa, como esse processo é conduzido?

Afinal, alguns erros na escolha e aplicação do fluido de corte podem ser suficientes para causar um grande prejuízo para o seu negócio. Muito além de aspectos envolvidos em sua manutenção, destaca-se a atenção necessária na escolha dos produtos corretos.

Cada tipo de operação industrial exige um preparo diferente, isso não é novidade. Usinar uma peça de bronze é bem diferente de fazer o mesmo com aço inoxidável.

Por isso, a escolha do fluido de corte deve levar todos esses pontos em consideração. O ideal é optar por uma marca capaz de atender às diferentes demandas com o mesmo nível de qualidade, eficiência e segurança.

Esse é o caso da Biolub.

A empresa fabrica óleos solúveis industriais, com 20 anos de estrada no mercado, é especialista no assunto. Com DNA industrial, desenvolve produtos químicos para potencializar o trabalho do chão de fábrica das mais diferentes empresas de metal-mecânica, metalúrgica, entre outras.

No artigo de hoje, vamos detalhar os 4 produtos da linha Machão de fluidos de corte da Biolub. Antes, porém, vamos relembrar os pontos principais que você deve analisar antes de escolher o fluido de corte certo.

Pronto para aprender mais? É só continuar a leitura conosco!

4 detalhes que devem influenciar a escolha do fluido de corte

Com facilitador da operação de usinagem, o fluido de corte tem muito a acrescentar. 

Uma de suas principais ações enquanto “em operação”, é a criação de uma película entre a ferramenta de corte e a peça usinada. Dessa forma, é capaz de reduzir o atrito e aumentar a refrigeração local, evitando as mazelas da alta temperatura.

No entanto, essa reação não é um padrão. É preciso entender alguns fatores da operação em específico para que tudo ocorra da forma mais eficiente. Entre eles, destacamos os principais:

Máquina de Usinagem

É preciso entender o nível de lubricidade que sua máquina exige e como ela lida com esse produto (se há um reservatório, por exemplo).

Uma máquina de usinagem mais tradicional e específica, como uma rosqueadora, necessita de um nível maior de fluido de corte — de preferência integrais.

Já uma máquina CNC, que possibilita uma infinidade de operações diferentes, também permite uma escolha mais flexível do fluido de corte.

Operadores e Meio Ambiente

Um bom fluido de corte é aquele que não agride o meio ambiente e nem ocasiona problemas ao operador (por exemplo, irritando a pele uma vez em contato; ou os olhos, por conta da névoa formada).

Velocidade de Corte

Aqui está um truque que seu lubrificador industrial pode ensinar:

Quanto maior a velocidade de corte, maior também a usinabilidade da peça. Assim, é maior a necessidade de refrigeração da operação. Para casos assim, o ideal é apostar em fluidos de corte com função refrigeradora, como os base de água, como o Aqualub.

Já no caso contrário, quando a velocidade de corte é menor, o mesmo se aplica a usinabilidade da peça. Dessa forma, é preciso de um fluido de corte integral, que possibilite o maior nível de lubrificação possível.

Material que será Usinado

Antes, fizemos um paralelo entre bronze e aço inoxidável. Essa diferença entre propriedades deve ser sempre considerada antes de iniciar uma operação e escolher o fluido de corte. Atente-se ao nível de usinabilidade de cada material e escolha o óleo mais adequado.

Linha Machão: Fluidos de Corte Biolub

A linha Machão da Biolub consiste de quatro diferentes fluidos de corte. Todos eles são integrais, ou seja, prontos para o uso. Possibilitam um alto nível de lubricidade em todas as operações e, em sua versão de 500mL, contam com um bico aplicador que facilita a utilização do produto, proporcionando uma aplicação direta no ponto de usinagem.

Fluido de Corte Machão Total

Um produto extremamente dinâmico, aplicável em todo tipo de usinagem em seu chão de fábrica — e para qualquer metal, inclusive alumínio.

O fluido é sintético, com enorme poder de refrigeração e lubrificação, o que potencializa a velocidade de corte da operação.

Confira o produto no site da Biolub.

Fluido de Corte Sutol RC Machão

Se trata de um fluido de corte premium, com grande diferencial de refrigeração. Sua ação é semelhante ao Machão Total, porém proporciona maior precisão dimensional, facilitando a livre ação da ferramenta de corte, o que aumenta a sua produtividade.

Confira o produto no site da Biolub.

Fluido de Corte Machão AL

O produto Machão AL é específico para usinagem de alumínio e outros materiais como magnésio, nylon, plástico e zamac. Seu uso, além de refrigerar e lubrificar a operação, evita o empastamento do material. Por facilitar a livre ação do corte, também evita que rebarbas se desenvolvam no desenho da peça, melhorando seu acabamento.

Confira o produto no site da Biolub.

Fluido de Corte Machão 14000

O modelo 14000 é biodegradável, indicado para todas as usinagens. Sua composição garante alta lubricidade, mas sem impactar o meio ambiente. É indicado para usinagens mais pesadas e de ligar extremamente duras, como titânio e aço inox 360 ou 470.

Confira o produto no site da Biolub.

Alternativas de Fluidos de Corte Biolub

Fluido de Corte Aqualub

Se trata de um produto à base de água, indicado para a maioria dos processos de usinagem — em especial em metais mais duros, pois proporciona ótimo acabamento.

Confira o produto no site da Biolub.

Fluido de Corte Roscão

O produto é Óleo Integral para Rosqueamento, específico para operações do tipo em metais ferrosos e não ferrosos (e também para outras operações de usinagem, caso necessário). Possui baixa viscosidade, aditivos de extrema pressão e antiferruginosos, o que protege a peça usinada.

Confira o produto no site da Biolub.

 

Esperamos que o conteúdo tenha simplificado o assunto “fluido de corte” e que os produtos da Biolub possam lhe auxiliar em sua operação diária!

Agora, que tal estender o momento de aprendizado e conhecer 4 dicas sobre fluidos de corte para evitar a oxidação na usinagem de metais? Clique e confira!

Deixe um comentário