Correta utilização do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis

Refratômetro portátil

Os refratômetros portáteis são utilizados para uma rápida e precisa medição da concentração de óleos solúveis e fluidos de corte em uma solução.

biolub

Imagem 1: Partes de um refratômetro portátil.

Quais são as principais partes do equipamento?

Na imagem acima, nota-se as quatro partes mais importantes de um refratômetro portátil:

  1. Prisma para amostra: Onde 2-3 gotas devem ser gotejadas para leitura da amostra.
  2. Parafuso de calibração: Usado para calibração com água destilada 20ºC. A indicação neste caso deve ser zero, caso contrário, corrigir a escala através do parafuso de calibração.
  3. Ajuste de foco: Usado para obter uma nítida visualização da escala do refratômetro.
  4. Visor: Leitura da amostra é feita através do visor. O equipamento deve ser sempre apontado para uma fonte de luz para melhor visualização.

biolub1

Imagem 2: Visor e escala de um refratômetro Brix, neste caso o valor de refração é igual a 0.

Como é feita a leitura do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis?

Para leitura da refração de uma amostra, pingar algumas gotas e fazer a leitura através do visor. Não se esqueça de calibrar o refratômetro com água, antes de efetuar a medição. Após o uso, limpar o visor e secar com uma flanela ou pano macio.

Dica Biolub: Cada fluido solúvel possui algumas características próprias, entre elas, o fator de refração. Para saber a concentração exata do produto analisado, basta multiplicar a leitura feita no visor do refratômetro (refração) por este valor constante de cada fluido solúvel (fator de refração).

Exemplo: Para saber a concentração de um produto com fator de refração de 1,5 e o valor medido no refratômetro foi de 3, basta multiplicarmos um pelo outro e obtemos a concentração, ou seja, no caso do exemplo acima, a concentração é de 4,5%.

Dessa maneira, a utilização do refratômetro portátil para verificar concentração de fluidos solúveis, é uma maneira simples, de baixo custo e rápida, que pode evitar vários problemas em relação ao uso de fluidos lubrificantes solúveis.

 

Confira o post relacionado: Clique aqui

 

Deixe um comentário