4 fatos pouco conhecidos que podem afetar seu controle de fornecedores

4 fatos pouco conhecidos que podem afetar seu controle de fornecedores

O que você acha mais importante em uma indústria: uma gestão eficiente e apoiada com ferramentas ou um chão de fábrica ágil e capaz de cumprir seus prazos? Se você escolheu um ou outro, talvez seja preciso rever sua posição. Afinal, o ideal seriam os dois; um equilíbrio administrativo-operacional. Agora, que é difícil todos sabem. Não há uma receita para o sucesso. No caso de uma indústria metal-mecânica, porém, há um ponto crucial que deve ser sempre levado em conta: o controle de fornecedores.

controle de fornecedores

Curiosamente, trata-se de um setor com pés fincados tanto no escritório administrativo, quanto no chão de fábrica. Seu sucesso depende de uma série de fatores internos, como a proatividade dos gestores, a eficiência e a sintonia entre seu setor de Compras e do Almoxarifado.

Mas também depende de algo mais: o fator externo.

É onde o controle de fornecedores entra, sendo essa ponte entre a sua empresa e o seu parceiro comercial.

E claro, existem métodos bem difundidos que ensinam você e os responsáveis pelo negócio a manterem as rédeas firmes nessa relação, procurando ao máximo beneficiar ambas as partes.

No entanto, não há como negar que alguns fatores podem ser decisivos no sucesso dessa gestão. Afinal, o controle de fornecedores depende de detalhes: um discurso de vendas bem feito não é nada se a entrega não se dá conforme o esperado.

Por isso, neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais a fundo o assunto, entendendo o que é o controle de fornecedores em sua essência, além de alguns pontos desconhecidos que podem afetar essa parte da sua gestão. E então, vamos lá?

A Gestão de Relacionamento com Fornecedores (Supplier Relationship Management – SRM)

Métodos. Está aí uma palavra que combina com o sucesso de uma empresa, e é exatamente disso que o SRM ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores trata.

Polivalente, o SRM cabe em qualquer estrutura corporativa, com benefícios múltiplos e semelhantes àqueles que melhor o aplicam. O SRM busca o gerenciamento efetivo de fornecedores, aliando comunicação  e compliance.

Através de sua implementação na empresa, é realizada uma série de análises e controles sobre todas as interações entre sua organização e os parceiros comerciais.

O objetivo é administrar tudo de perto, identificando, gerenciando e monitorando a compra de insumos, matérias-primas, produtos e quaisquer recursos necessário para a cadeia produtiva do negócio.

Esse controle se dá de várias formas, geralmente envolvendo softwares específicos ou módulos integrados aos sistemas de gestão, como ERPs ou CRMs.

Os benefícios de implementar um bom controle de fornecedores

Em sua essência, o bom controle de fornecedores oxigena o fluxo de operações de uma empresa, reduzindo os impactos de burocracias existentes. Além disso, torna as execuções mais inteligentes e otimizadas.

Ou seja, com essa atenção à gestão de fornecedores, sua empresa é capaz de negociar melhores contratos de forma mais ágil. Afinal, há menos rigidez e complexidade na análise de informações. No fim das contas, isso impacta especialmente na tomada de decisões.

Afinal, a empresa tem acesso a históricos precisos, bem como métricas, parâmetros, preços e outros detalhes essenciais na negociação. Assim, além de beneficiar o andamento logístico, mitigam-se erros, retrabalhos e quaisquer problemas relacionados.

E claro, há uma considerável redução de custos. Na verdade, uma pesquisa do Aberdeen Group descobriu que, na prática, a implementação de uma iniciativa de controle de fornecedores pode gerar uma economia de até 12% no setor.

Em outras palavras, o controle de fornecedores significa total governança.

O que pode afetar seu controle de fornecedores? 5 pontos para prestar atenção

A teoria faz sentido, as dicas ajudam e os benefícios são excelentes. O que o impedirá de alcançar o sucesso no controle de fornecedores? Bom, não é possível dizer com certeza, mas há alguns pontos a se destacar.

Muitas vezes, a falta de tato no assunto pode nublar algumas dessas questões quando você analisar e negociar com um fornecedor. Por isso, vamos trazê-las à tona para que você se prepare, confira:

Experiência no mercado

Quais as referências do fornecedor no mercado? Você ouviu feedbacks de outros gestores e colegas que fazem parte de seu network, assim como de outros clientes?

Ter um levantamento do histórico desse fornecedor é essencial para sua avaliação.

E claro, esse conhecimento não impacta apenas sua relação com uma empresa em particular — mas todas! Um levantamento eficaz de informações pode ajudá-lo a criar um filtro mais apurado, o que levará ao fornecedor ideal, que se encaixe com sua demanda nos mínimos detalhes.

Otimização total do custo-benefício.

Certificações e alinhamento com padrões internacionais

Você já procurou saber se o fornecedor em questão possui certificações que comprovam a excelência na fabricação dos produtos ou insumos que irá consumir? São documentos essenciais, com chancela de auditorias especializadas.

Aqui, padrões internacionais também contam. A certificação ISO 9001, por exemplo, garante que a empresa possui um sistema de gestão de qualidade eficaz, organizado e comprometido. Assim, a empresa consegue mais agilidade no desenvolvimento e entrega dos produtos.

Um ponto essencial para você ficar de olho.

Correta manutenção de maquinário e cuidados com lubrificação industrial

Aqui vai um fator pouco mencionado, mas essencial para empresas da indústria: é preciso garantir que seu fornecedor siga as melhores práticas de manutenção e lubrificação do maquinário.

Nesses casos, uma visita à fábrica deve ser suficiente para você ver e entender o dia a dia de gestão da produção. Por exemplo, um plano de lubrificação bem elaborado e estabelecido, com o uso de óleos solúveis de qualidade, potencializa o funcionamento das máquinas.

Ou seja, mais vida útil e uma garantia extra que seu fornecedores se importa com a sua demanda.

Disponibilidade

De nada adianta o fornecedor cumprir todos os requisitos acima e não ter disponibilidade para atendê-lo. Afinal, você sabe, muitas vezes as empresas “metem os pés no lugar das mãos”, atrapalhando-se com o nível elevado de demandas.

Garanta que o fornecedor não esteja em seu limite de atendimento e tenha espaço produtivo e logístico para focar em suas necessidades.

Dessa forma, é possível construir uma relação frutífera que, além de estimular o crescimento de ambos os negócios, acarreta na satisfação do seu cliente!

Agora que você conhece os segredos por trás do controle de fornecedores, que tal mergulhar na gestão do chão de fábrica? Explicamos como elaborar um plano de lubrificação industrial, que pode ajudar a sua empresa a poupar custos e melhorar entregas!

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