Como metalúrgicas podem se beneficiar da economia circular

Como metalúrgicas podem se beneficiar da economia circular

A economia circular é um dos conceitos que vêm conquistando protagonismo no mercado e na indústria, especialmente na metalmecânica. Afinal, em toda sua cadeia produtiva, o processo de usinagem produz uma grande quantidade de resíduos que podem muito bem ser reaproveitados, gerando mais economia!

Na verdade, segundo um estudo da CNI, 76% das indústrias do Brasil possuem iniciativas relacionadas. Ainda assim, boa parte delas sequer sabe o que é a economia circular e seus benefícios.

O que é a economia circular?

De forma básica, trata-se de uma melhor gestão dos produtos, matérias-primas e resíduos. Dessa forma, o que é resíduo para uma indústria, serve de matéria-prima reciclada para a mesma (ou outra).

Além disso, a economia circular propõe que o processo de desenvolvimento dos produtos já considerem todo esse ciclo produtivo e de reutilização e reciclagem.

De forma prática, a economia circular é um modelo que substitui a atual economia linear (que tem como base a produção, o consumo e o descarte). Seus processos exigem uma curva de atuação mais ampla, com:

  • Compartilhamento dos materiais;
  • Reutilização;
  • Remanufatura;
  • Reciclagem;

Assim, amplia-se a vida útil dos produtos e das suas matérias-primas para o uso humano, reduzindo o impacto ambiental quando retornarem à natureza.

Esse é um movimento que anda lado a lado com a arquitetura sustentável e o ecodesign. O objetivo é minimizar as consequências ambientais, como os excessos e a poluição, ao mesmo tempo que mantém um alto padrão de qualidade nos produtos.

Como a economia circular pode ser aplicada em empresas metalúrgicas?

Fato é que os metais são insumos perfeitos para serem aproveitados uma realidade de economia circular. Afinal, podem ser reciclados infinitamente e reutilizados em várias camadas da indústria.

No entanto, aplicar esse novo modelo nas indústrias de metais que é o grande desafio. Afinal, é muito mais que apenas reciclar os materiais. A economia circular busca devolvê-lo aos processo produtivo de forma constante, 100% recuperados e prontos para utilização.

Para isso, a indústria como um todo deve se aprimorar em pontos como:

  • Investir em tecnologias inovadoras que transformem a indústria, cooperando em uma melhor coleta, classificação e reciclagem.
  • Coerência entre legislações para apoiar a reciclagem e o gerenciamento seguro de produtos químicos.
  • Promover um design de produtos que se enquadre na economia circular.

Dessa forma, é possível ter 100% de eficiência operacional para as empresas metalúrgicas, além da oportunidade de novos negócios.

Quais os benefícios que a economia circular traz às metalúrgicas?

O novo modelo é muito mais amplo do que parece. Seus benefícios vão além do chão de fábrica e atingem toda sociedade. Confira!

Reduzir custos

A lógica de produção, consumo e descarte custa muito. Afinal, todo material descartados acaba de volta à natureza em uma composição nociva e nada adequada.

Além disso, sem a reciclagem apropriada, as empresas são obrigadas a busca por matéria-prima nova.

Tudo em um processo de consumo sem precedentes.

A economia circular pretende acabar com essa “predadorismo” industrial em cima dos recursos. Dessa forma, a reutilização acaba por diminuir custos de extração, preparação e logística de novas matérias-primas.

Além de agregar valor ao produto, sobra capital para reinvestimento na empresa e em novas tecnologias.

Minimizar os impactos ambientais

Fica mais que claro que a economia circular promove um novo jeito da indústria se relacionar com o meio ambiente. Muito além de uma cadeia produtiva renovada, que não seja tão agressiva com a natureza, o movimento tende a ser geral.

Dessa forma, por exemplo, algumas práticas mudarão dentro da indústria. Um exemplo? Com um processo produtivo mais consciente, solventes agressivos serão substituídos por desengraxantes biodegradáveis, entre outras iniciativas!

Promoção da sustentabilidade e do capital natural

O capital natural é uma força essencial para a manutenção ambiental. Afinal, não são apenas as ações humanas que geram valor para o mundo, mas seus próprios mecanismos (presentes no meio ambiente).

Preservar isso, através de processos mais sustentáveis, é uma das missões da economia circular. Ou seja, ocasionar o mínimo de interferência no equilíbrio ambiental.

Otimizar a produção de recursos

Como mencionamos acima, a produção em massa de recursos pode ser bem nociva ao meio ambiente.

Com a economia circular, esses processos se estreitam. Ou seja, além de poupar em energia e nos custos, você prolonga a vida útil de um determinado produto.

Criar ciclos fechados

De forma simples: tornar a produção e consumo autossustentáveis. Por que, de certa forma, em ciclos fechados o desperdício é o mínimo possível — afinal, cada parte importa para manter a “engrenagem” funcionando.

Promover um sistema mais eficiente

Por conta desse ciclo proposto na economia circular, será mais fácil identificar os processos inúteis e danosos, eliminando-os.

Assim, as empresas metalúrgicas se aproveitam de um sistema que preza pela máxima eficiência e mínimo desperdício, fazendo mais com menos.

Estar à frente de mudanças sociais significativas

A economia circular não é apenas um novo modelo corporativo, mas um movimento social. Depende tanto de vontade empresarial como das atitudes das pessoas em suas vidas pessoais.

O modo de pensar deve, aos poucos, ser alterado. A intensa lógica consumista deve perder espaço para um comportamento de “utilizador”, onde o compartilhamento seja mais valioso que o simples acúmulo ou descarte.

Conclusão

As empresas metalúrgicas possuem uma vantagem em relação ao resto da indústria: sua matéria-prima é perfeita para a economia circular. Tanto que, como mencionamos, muitas empresas já aplicam iniciativas sem saber do que se trata.

Um mergulho profundo neste novo modelo econômico promete uma nova revolução industrial. Pelo menos, na forma com que se lida com os recursos e com o assunto sustentabilidade.

De toda forma, a economia circular é um aceno para um futuro mais promissor. Um lugar onde a ampla demanda não afete, como um todo, o mundo. Mas na verdade, se aproveite do que ele tem a oferecer sem prejudicá-lo.

E então, entender como as metalúrgicas podem se beneficiar da economia circular? O tema, além de interessante, deve ser pauta em reuniões de planejamento estratégico. Afinal, os benefícios são muitos!

Ainda no tópico inovações e tecnologia para mudar a indústria, talvez você goste de ler nosso artigo “Inteligência Artificial na Indústria de Óleo, Gás e Lubrificantes”.

Para mais conteúdos sobre tecnologia e indústria, fique de olho em nosso blog!

Deixe um comentário