A galvanização a frio trata de um problema gravíssimo na indústria mundial: a corrosão.
Atualmente, estima-se que um país industrializado perca em torno de 3,5% de seu PIB arcando com custos de corrosão, o que, em valores de 2018, resulta num prejuízo de 56 bilhões de reais ou 14,9 bilhões de dólares. Globalmente, esse valor atinge 2.5 trilhões de dólares.
Ainda que a corrosão seja inevitável, é possível reduzir a velocidade desse processo e aumentar a vida útil das peças. No entanto, para que seja bem sucedida, a galvanoplastia precisa ser bem aplicada, para assegurar a qualidade do produto final.
Um dos melhores métodos para a mitigação da corrosão é a galvanização a frio. Conheça a seguir três vantagens desta técnica em relação à galvanização a quente.
O que é corrosão?
A corrosão é o processo de perda de elétrons de um material para outro. Pode ser química, eletroquímica ou eletrolítica. A que mais traz preocupação para a indústria é a corrosão eletroquímica. Neste caso, um metal perde elétrons (ânodo) enquanto outro, de maior potencial eletroquímico recebe os elétrons (cátodo), na presença de água, num processo de oxirredução.
Quanto maior a nobreza do metal, maior sua resistência à corrosão. O ouro, por exemplo, é um metal precioso devido à sua capacidade de resistir à corrosão, mantendo suas propriedades físico-químicas íntegras por muito mais tempo do que os demais metais conhecidos.
Por outro lado, o ferro, o elemento mais comum na indústria como um todo, tem forte tendência a oxidar (enferrujar). Isto é, tem grande tendência de perder elétrons para o meio ou para outro material de maior potencial eletroquímico. A partir dessas observações, surgiu o processo de galvanoplastia ou galvanização.
A galvanização consiste na transferência de elétrons, por meio de uma corrente elétrica (eletrólise), do metal com maior tendência a perder elétrons para outro com tendência de ganhar elétrons. Alguns processos mais conhecidos são a cromagem (banho químico com cromo), a niquelagem (com níquel) e a imersão em zinco, que protege o ferro da corrosão. Esses processos são conhecidos como galvanização a quente.
O que é galvanização a quente?
A galvanização a quente recebe este nome porque, na etapa final do processo de zincagem do ferro ou do aço, é necessário que a peça em questão seja imersa em zinco fundido à temperatura entre 445 a 460ºC. Durante a imersão, o ferro ou aço reagem com o zinco, que forma um revestimento de proteção à peça metálica.
O efeito da galvanização a quente depende da espessura da camada de zinco que irá se formar e da qualidade do processo de galvanização como um todo (controle da temperatura, velocidade de imersão, tempo de imersão, características da superfície a ser protegida).
Muitas peças metálicas passam por um processo de galvanização a quente na indústria. Porém, com o uso, a camada protetora vai se desgastando, o que requer a manutenção da camada protetora. Dependendo do tipo de peça ou equipamento, pode ser muito difícil ou mesmo inviável submetê-la a um processo de galvanização a quente.
Ambientalmente, a galvanoplastia pode causar problemas de contaminação com metais pesados ou elementos tóxicos. Na eletrodeposição do zinco, utiliza-se o cianeto (de cobre, de potássio e de sódio, mais comumente). Os efluentes formados neste processo, semelhantemente, contêm cátions de níquel e cobre, que também são tóxicos ao ambiente e aos seres humanos. Diante disso, surgiu a galvanização a frio, processo bem mais prático e menos nocivo ao ambiente.
O que é galvanização a frio e quais suas vantagens?
A galvanização a frio é uma reação química entre o zinco e o ferro. Da mesma forma que a quente, ela oferece proteção à corrosão. No entanto, a galvanização a frio é feita por meio de sprays ou pincéis. De modo geral, chama-se de galvanização a frio o revestimento de peças metálicas com tintas ricas em zinco.
As principais vantagens da galvanização a frio são:
- Financeiras: o processo de galvanização convencional requer o uso de enorme quantidade de energia para aquecer o zinco à temperatura requerida. A aplicação das tintas ricas em zinco dispensa esse gasto;
- Logísticas: não é necessário desmontar a máquina e levá-la para outro local para receber a proteção contra corrosão. Isto e, não requer uma infraestrutura específica para esta finalidade;
- Operacionais: a aplicação da galvanização a frio é como fazer uma pintura, facilitando sua aplicação em campo.
Além disso, o recobrimento de superfícies galvanizadas com proteção anticorrosiva prolonga a vida útil das pinturas das peças. Este é o caso dos portões, por exemplo. Quando uma camada de tintas ricas em zinco é aplicada, o material se torna mais resistente às intempéries (chuvas, principalmente).
O processo de galvanização, em ambos os casos, previne o desgaste de peças metálicas. A decisão final quanto a qual processo será utilizado dependerá da criticidade do equipamento, o nível de corrosão e também das prioridades da empresa.
Por outro lado, a galvanização a frio (ou recobrimento anticorrosivo) não requer treinamentos complexos da equipe de aplicação, sendo muito usada para fazer a manutenção de superfícies submetidas à galvanização a quente. É recomendada especialmente para a proteção de cascos de navios, portões ou peças muito grandes, difíceis de desmontar e transportar. Neste caso, formam as chamadas camadas de proteção de sacrifício.
Para que a peça fique com um bom aspecto, deve-se ter cuidado na aplicação do produto, de modo que a proteção anticorrosiva seja espalhada de modo uniforme na superfície a ser protegida. Ou seja, a qualidade do produto final depende muito do uso correto do produto.
A galvanização é crucial para assegurar a qualidade final do produto das indústrias, que utilizam grandes quantidades de ferro e aço em seus equipamentos. Há muitas perdas nas indústrias em função da corrosão.
Agora, que você já conhece as vantagens da galvanização a frio sobre a galvanização a quente, aproveite para descobrir os motivos para o uso de desmoldantes para aumentar a produção na indústria.
Gostaria de saber se tenho que limpar a superfície da peça, antes de fazer a galvanização a frio, é qual produto usar para fazer a galvanização a frio.
Olá Lismael, tudo bem?
Você deve aplicar a galvanização a frio sobre o metal limpo e seco. Remova graxas e óleos com solvente. Remova toda pintura antiga, deixando secar completamente. Se a superfície apresentar ferrugem leve, remova a mesma com neutralizador de ferrugem ou escova de aço; Se for ferrugem pesada, deve ser removida com jato de areia.
Vou deixar aqui o link do Galvanox, o produto para galvanização a frio, ok? Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco.
Acho interessante, termos este tipo informação, para que possamos até trocar experiencias
Pode ser aplicado em coletor de escapamento automotivo onde existe alta temperatura? Obrigado!
Olá Sílvio! Tudo bem?
O Galvanox resiste a altas temperaturas (200°C contínuos ou picos de 250°C).
Qualquer dúvida é só me avisar, ok?
Saudações Biolub
Bom dia.
Componentes de aço que vão trabalhar submerso em óleo hidráulico em ambientes fechados, tipo pistons , porcas parafusos, molas, válvulas de sobrecargas de . É recomendado utilizar algum tratamento superficial, tipo galvanização ou oxidação negra?
Olá Reginaldo! Tudo bem?
Neste caso, como os componentes estarão submersos no óleo hidráulico, não é necessário realizar nenhum tratamento para oxidação pois o próprio óleo hidráulico irá evitar o contato com água e umidade, protegendo as peças da corrosão.
Qualquer dúvida é só nos chamar.
Saudações Biolub
Bom dia gostaria de saber se esse tipo de galvanização, com spray, dá para pintar gaiolas para papagaios, pois não pode ser tóxica uma vez que eles utilizam o bico para se deslocar dentro da gaiola.
Obrigado
Olá Antônio! Tudo bem?
Não é recomendado que o produto seja ingerido.
Saudações Biolub!
Gostaria de saber se obrigado a pintura depois que passar galvanização.
Olá Izaura! Tudo bem?
Não é necessário, a própria galvanização a frio servirá como proteção em substituição da tinta. Caso queira personalizar a cor, você pode aplicar a tinta e logo a proteção será ainda melhor.
Saudações Biolub.
Após a aplicação desta tinta eu consigo aplicar pintura eletrostatica Epoxi pó sobre ela?
Eu consigo boa aderência da camada da pintura epoxi pó? A pintura de zinco líquido resiste ao banho de desengraxe e fosfatização anterior a pintura Epoxi Pó? Ela resiste a temperatura de cura da estufa da pintura epoxi a po?
Olá Carlos! Tudo bem?
Você vai conseguir uma boa aderência da pintura epóxi sobre o Galvanox. No entanto não é recomendado que aplique o desengraxe e fosfatização após a aplicação do Galvanox.
Em relação a temperatura resiste a altas temperaturas (200°C contínuos ou picos de 250°C) e baixas temperaturas (-
50°C);
Obrigado pela pergunta, Carlos!
Saudações Biolub;
A utilização de perfis/material galvanizado em estruturas metálicas dispensa pintura de proteção da estrutura? Se sim, qual a vida útil da estrutura sem aplicação de pintura de proteção em locais onde a maresia é alta como na cidade de Fortaleza/Ce?
Olá Paulo! Tudo bem?
A pintura da estrutura metálica sempre irá oferecer maior proteção e prolongar a vida útil destes metais.
A maneira recomendada para estimar a vida útil destes materiais, e principalmente comparar com outros materiais é por meio da análise de Salt Spray
Saudações Biolub!
Boa noite
Gostaria de saber se a aplicação do galvanox na estrutura metálica soluciona o problema que encontro em um barracão onde é armazenado produtos químicos (adubos, ureia, entre outros)
Olá Ricardo! Tudo bem?
O Galvanox é ideal para estruturas metálicas, possui mais de 1200 horas de salt spray, ou seja, irá oferecer uma camada extra de proteção para a estrutura metálica.
Impede a ferrugem e seu alastramento em metal. Adere ao aço e ferro por fusão eletroquímica. O zinco metálico forma um ânodo de proteção e a superfície revestida, de cátodo. A diferença de potencial entre a camada de zinco e o ferro a ser protegido favorece a total passivação contra a corrosão.
Qualquer dúvida, continuamos a disposição.
Posso galvanizar a frio, uma superficie ja galvanizada a quente a muito tempo atras e apresentando certo desgaste?
Olá Fábio! Tudo bem?
Você pode sim, na página do produto, você pode conferir o vídeo do galvanox para verificar também como ele funciona e é aplicado.
Qualquer dúvida, continuamos a disposição.
Saudações Biolub
Olá!
Por favor, Gostaria de saber se após devidamente aplicado e seco o Galvanox resiste a produtos solvente, tipo: água ráz, gasolina.
Olá Sergio!
O Galvanox oferece boa resistência à corrosão e proteção metálica, mas, após a aplicação e secagem, sua resistência a produtos solventes como água raz e gasolina pode ser limitada. Esses solventes podem afetar a integridade do revestimento, especialmente se houver exposição prolongada.
Recomendamos realizar um teste preliminar em uma pequena área para verificar a compatibilidade do Galvanox com os solventes específicos e garantir a performance desejada.
Se precisar de mais informações, estamos à disposição!
Saudações Biolub
É verdade que a galvanização a quente pode reduzir a resistência mecânica de um parafuso estojo? aqui em nossa base, que é próxima ao mar, a galvanização a frio e a bicromatizada não evitam a corrosão por mais de um ano, já a galvanização à quente sim, temos casos de 4 anos sem corrosão visível, porém uns colegas comentaram que o processo a quente pode reduzir a resistência mecânica do parafuso estojo, se isso for verdade vocês saberiam dizer o percentual dessa perda?
Olá Igor! Obrigado pelo seu comentário.
A galvanização a quente pode, em alguns casos, impactar a resistência mecânica de parafusos estojo, especialmente os de alta resistência, devido ao aquecimento envolvido no processo. Essa redução depende do material e do controle no processo, podendo variar entre 5% e 20%.
Já a resistência à corrosão em ambientes marítimos pode depender de diversos fatores, como espessura do revestimento, manutenção e exposição. A galvanização a frio, quando bem aplicada oferece proteção eficaz em muitas situações.
Estamos à disposição para ajudar a identificar a solução ideal para sua aplicação.