Testes em lubrificantes: como a viscosidade influencia no desempenho do fluido?

Testes em lubrificantes: como a viscosidade influencia no desempenho do fluido?

[fusion_text]A viscosidade é uma das propriedades mais importantes dos lubrificantes e está relacionada à capacidade de escoamento do fluido. Nos líquidos, esta resistência ao escoamento vem do atrito interno entre as moléculas da substância, portanto, podemos dizer que um líquido mais viscoso é aquele que apresenta menor velocidade de movimento.

A viscosidade é altamente afetada pela temperatura e nos líquidos, quanto maior a temperatura, menor será a viscosidade, assim, é necessário que sejam adotadas temperaturas de análise, para que produtos diferentes possam ser comparados. Para os lubrificantes, usam-se análises a 40°C e 100°C.

Os métodos de medição de viscosidade mais comuns são descritos nas normas ABNT NBR 10441 e ASTM D 445. Viscosímetros usualmente dependem da força da gravidade sobre o fluido para fazê-lo passar por um capilar. A medição direta da viscosidade a partir deste método proporciona a viscosidade cinemática em Stokes(St) ou centiStokes(cSt).

 

[/fusion_text][imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/imageframe][fusion_text]A determinação da viscosidade correta para uso é determinada a partir de vários fatores, por exemplo: velocidade, pressão, temperatura, folgas e acabamento. De um modo geral, fluidos com baixa viscosidade são usados em operações de alta velocidade, baixa carga, baixa temperatura e pequenas folgas; já os de alta viscosidade, são usados em operações de baixa rotação, alta carga, alta temperatura e grandes folgas.[/fusion_text][title size=”1″ content_align=”left” style_type=”single” sep_color=”” class=”” id=””]Classificação de viscosidade:[/title][fusion_text]Há uma série de classificações de viscosidade conforme as aplicações dos lubrificantes. As mais conhecidas são as classificações de viscosidade SAE para óleos de motores e engrenagens automotivos e a classificação ISO para lubrificantes industriais.[/fusion_text][imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/imageframe][separator style_type=”none” top_margin=”” bottom_margin=”” sep_color=”” icon=”” width=”” class=”” id=””][fusion_text]Dica Biolub:

Sobre dúvidas nos métodos de medição de viscosidade, consulte as normas ABNT NBR 10441 e ASTM D 445. Sem adotar as temperaturas de análise, por exemplo, os resultados podem ser afetados.[/fusion_text]

Agora que você sabe um pouco mais sobre viscosidade de fluidos lubrificantes. Clique aqui para descobrir como escolher o tipo certo de óleo lubrificante para suas máquinas.

Deixe um comentário