Testes em lubrificantes: como a viscosidade influencia no desempenho do fluido?

Testes em lubrificantes: como a viscosidade influencia no desempenho do fluido?

A viscosidade é uma das propriedades mais importantes dos lubrificantes e está relacionada à capacidade de escoamento do fluido. Nos líquidos, esta resistência ao escoamento vem do atrito interno entre as moléculas da substância, portanto, podemos dizer que um líquido mais viscoso é aquele que apresenta menor velocidade de movimento.

A viscosidade é altamente afetada pela temperatura e nos líquidos, quanto maior a temperatura, menor será a viscosidade, assim, é necessário que sejam adotadas temperaturas de análise, para que produtos diferentes possam ser comparados. Para os lubrificantes, usam-se análises a 40°C e 100°C.

Os métodos de medição de viscosidade mais comuns são descritos nas normas ABNT NBR 10441 e ASTM D 445. Viscosímetros usualmente dependem da força da gravidade sobre o fluido para fazê-lo passar por um capilar. A medição direta da viscosidade a partir deste método proporciona a viscosidade cinemática em Stokes(St) ou centiStokes(cSt).

 

A determinação da viscosidade correta para uso é determinada a partir de vários fatores, por exemplo: velocidade, pressão, temperatura, folgas e acabamento. De um modo geral, fluidos com baixa viscosidade são usados em operações de alta velocidade, baixa carga, baixa temperatura e pequenas folgas; já os de alta viscosidade, são usados em operações de baixa rotação, alta carga, alta temperatura e grandes folgas.

Classificação de viscosidade:

Há uma série de classificações de viscosidade conforme as aplicações dos lubrificantes. As mais conhecidas são as classificações de viscosidade SAE para óleos de motores e engrenagens automotivos e a classificação ISO para lubrificantes industriais.
Dica Biolub:

Sobre dúvidas nos métodos de medição de viscosidade, consulte as normas ABNT NBR 10441 e ASTM D 445. Sem adotar as temperaturas de análise, por exemplo, os resultados podem ser afetados.

Agora que você sabe um pouco mais sobre viscosidade de fluidos lubrificantes. Clique aqui para descobrir como escolher o tipo certo de óleo lubrificante para suas máquinas.

Deixe um comentário