O óleo para engrenagem é um fluido lubrificante utilizado para reduzir a fricção e o desgaste nas superfícies dos dentes de engrenagens e caixas de câmbio. Também, o óleo de engrenagem age como um fluido refrigerante da máquina em operação, além de proteger o mecanismo da corrosão.
A engrenagem, a seu turno, é um conjunto mecânico composto por rodas dentadas e cilindros que transmitem energia por meio da rotação e dos parâmetros de câmbio (torque, velocidade e direção). Em sua maioria, as engrenagens industriais são compostas de algum material metálico ferroso. Ou seja, susceptível à corrosão.
Além da degradação resultante da oxidação dos compostos metálicos, o desgaste ocasionado pela própria atividade do mecanismo evidencia a importância do óleo para engrenagem ao longo da produção.
Veja no artigo a seguir algumas dicas para escolher bem o óleo para suas engrenagens.
Avalie qual o tipo de engrenagem receberá o óleo
Há vários tipos de engrenagens disponíveis no mercado atualmente. Os principais tipos são:
- Cilíndrica de dentes helicoidais;
- Cônica de dentes helicoidais;
- Cilíndrica de dentes retos;
- Cônica de dentes retos;
- Cônica de dentes hipóides;
- Cônica de dentes espirais;
- Parafuso ou rosca sem fim;
- Planetárias;
- Cremalheira.
O tamanho da caixa de engrenagens é essencial para determinar o volume de óleo para engrenagem que precisará ser adquirido.
Além disso, cada tipo de engrenagem tem uma forma específica de ser lubrificada, que irá requerer uma metodologia adequada para sua execução. Informe-se sobre qual o melhor modo antes de começar a tarefa. Desta forma, você estará evitando acidentes e desperdícios com óleos que talvez não funcionem bem para seu caso.
Critérios de seleção do óleo para engrenagem
Para escolher os melhores lubrificantes para um conjunto de engrenagens, as seguintes características devem ser levadas em consideração:
- Pacote de aditivos: determinará a categoria geral do lubrificante e afeta várias propriedades essenciais de desempenho sob condições de operação;
- Tipo de óleo base: determinado pelas condições operacionais e tipos de engrenagens, principalmente;
- Viscosidade: a característica mais importante de um óleo lubrificante;
- Capacidade de suportar extrema pressão (EP);
- Compatibilidade com materiais selantes;
- Proteção contra corrosão e ferrugem;
- Estabilidade térmica e oxidativa.
A viscosidade é certamente a propriedade mais importante de ser avaliada na escolha do óleo para engrenagem. É também uma das partes mais fáceis da decisão, já que a indicação quanto à viscosidade consta no manual de instruções da máquina.
Baixas viscosidades são recomendadas em situações operacionais de alta velocidade, baixo carregamento e com dentes das engrenagens bem acabados. Óleos pouco viscosos oferecem uma fina camada de filme protetor, pouca fricção (o que torna a eficiência mecânica maior) e são bons fluidos refrigerantes.
Em contrapartida, óleo para engrenagem de alta viscosidade é favorável para situações de baixa velocidade de operação, engrenagens muito carregadas e com um acabamento mais grosseiro na superfície do dente. Óleos com alto índice de viscosidade fornecem um filme espesso, altamente resistente ao desgaste e pouco arranhamento mesmo sob alta pressão (EP).
O pacote de aditivos pode ser de três tipos: anti-corrosivo, anti-risco (EP) e compostos. O anticorrosivo é recomendado para situações de alta velocidade, baixas cargas e com carregamento uniforme (sem choques de carga). Já os aditivos EP são recomendados para cargas pesadas, velocidades baixas e choques de carregamento.
Por fim, os pacotes de aditivos compostos são misturados com ácido graxo para aumentar sua capacidade de lubrificação e costumam ser mais aplicados em engrenagens do tipo rosca sem fim. Verifique, também, a resistência do pacote de aditivos a degradação.
É normal que haja a perda da capacidade protetiva dos aditivos ao longo do tempo e uso, já que eles se degradam naturalmente com o uso e também com a presença de contaminação do óleo. Portanto, controle o tempo de uso do óleo para engrenagem e troque-o em intervalos recomendados.
A contaminação do óleo para engrenagem, por sua vez, pode ter origem em algum problema na máquina, que pode estar ocasionando desgastes, erros de projeto ou problemas com a calibração do maquinário. Isto pode ter como consequências paradas na fábrica, acidentes de trabalho e outros prejuízos à produção.
Neste caso, é importante, também, realizar análises periódicas dos fluidos, para prevenir ou remediar esse tipo de situação.
Principais características físico-químicas do óleo de engrenagem:
As principais características físico-químicas avaliadas no óleo de engrenagem, são:
- Viscosidade Cinemática;
- Índice de Viscosidade;
- Corrosão ao Cobre;
- Ponto de Fluidez;
- Ponto de Fulgor;
- Densidade.
Verifique qual a base do óleo para engrenagem
Da mesma forma que os lubrificantes industriais, o óleo para engrenagem é classificado de acordo com seu óleo base, que pode ser mineral ou sintética.
O óleo para engrenagem de base mineral tem bom desempenho na maioria das aplicações. Tipicamente, óleos minerais têm maiores coeficientes de pressão-viscosidade do que os óleos sintéticos comuns, o que significa a formação de um filme protetivo mais espesso sob dadas condições operacionais.
Porém, muitos óleos de base sintética têm maior resistência à oxidação e à degradação, o que os torna preferíveis em situações onde a operação é mais extrema, devido ao seu alto índice de viscosidade e baixos pontos de orvalho.
O alto índice de viscosidade é o que torna os produtos sintéticos adequados para uma variedade maior de temperaturas ambiente, o que elimina a necessidade de trocas periódicas de óleo. Alguns óleos sintéticos, também, podem ter maior capacidade de lubrificação, o que reduz a fricção em partes móveis das engrenagens.
Assim, o óleo para engrenagem deve ser escolhido de acordo com as recomendações do fabricante. Para que o bom desempenho operacional das máquinas fique assegurado, é indispensável o uso de óleo para engrenagem com as propriedades corretas, principalmente de viscosidade.
Você trabalha no setor de manutenção e usinagem? Então não deixe de conhecer nossas dicas sobre como escolher o melhor óleo solúvel para usinagem de metais.
Justo o que eu procurava sobre metrologia.
estou a procura de um óleo especifico para cx de engrenades de nossas maquinas
picadores de carne…podeiam me ajudar?
Boa tarde Márcio!
O óleo para este caso é o SUTOL ENG.
Qualquer coisa, é só nos avisar, ok?
Ótima matéria, nem sabia que existiam algumas dessas engrenagens.
Poderiam abordar o tema viscosidade e os riscos de mudança?
Olá Marco! Tudo bem?
Que bom que curtiu essa matéria. Separamos duas matérias relacionadas com viscosidade, que você pode se interessar:
Testes em lubrificantes: como a viscosidade influencia no desempenho do fluido?
O que é índice de viscosidade
Caso tenha outras sugestões, fique a vontade para nos dizer.
Saudações Biolub.
Tenho um torno Imor MVS, e não sei qual óleo ideal para caixa de engrenagens e caixa Norton.
Olá Juvenal! Tudo bem?
Você pode utilizar o SUTOL ENG, Óleo lubrificante para engrenagem.
Ele é aplicado para lubrificação de engrenagens industrial diversas, como redutores, engrenagens cônicas, roscas sem fim, hipóides, mancais planos em serviços pesados, etc. Atende a norma DIN 51.502 – CLP.
Você deve verificar no manual do seu torno, ou com o fabricante do equipamento a viscosidade recomendada, pois apenas o fabricante pode fazer esta indicação.
Ficamos a disposição caso tenha alguma dúvida, ok?
Saudações Biolub!
Boa noite! Tenho uma masseira gpaniz que trabalha com oleo 140. Não estou encontrando, posso usar o ole 250?
Olá Fabrizio! Tudo bem?
Você pode entrar em contato com nosso time, e enviar o manual do seu equipamento ou então a norma do óleo exigido. Dessa maneira conseguiremos te auxiliar na indicação do óleo correto, ok?
Saudações Biolub.
estou a procura de um óleo especifico para cx de engrenades de nossas maquinas
picadores de carne…podeiam me ajudar?
Bom dia, tudo bem?
O Sutol ENG é um óleo para engrenagem, com aditivos de extrema-pressão, antiferruginosos e antioxidante.
É utilizado para lubrificação de engrenagens industrial diversas, como redutores, engrenagens cônicas, roscas sem fim, hipóides, mancais planos em serviços pesados, etc. Atende a norma DIN 51.502 – CLP.
Qualquer dúvida, continuamos a disposição;
Olá! Comprei um cilindro semi-indrustrial de pão, desmontei todo ele pra reformar, e agora devido que é antigo, nem o fabricante tem o manual e nem deu muita conversa pra me ajudar, e não sei qual seria o melhor óleo pra poder usar, se puder me ajudar, ficaria muito grato.
Olá Eliezer, tudo bem?
Infelizmente, apenas o fabricante do equipamento pode sugerir qual óleo lubrificante é adequado para sua máquina. São vários fatores que determinam, como viscosidade, grau de aditivação, e etc, e que somente com o projeto e característica do equipamento são possíveis de determinar com exatidão.
De qualquer maneira, entre em contato com nosso time comercial técnico por meio do whatsapp do site, e com mais informações sobre seu equipamento, talvez possamos apontar algum caminho.
Saudações Biolub.
Bom dia poderia informar qual é o óleo que posso usar em uma sovadeira de pão da Arke tem uma caixa de redução aberta de nylon não tenho as especificações do óleo que é usado.
Todavia poderia me informar qual óleo genérico que posso usar, já que não é industrial e sim uma maquina uso caseiro.
Olá José,
Possuímos óleos específicos para essa aplicação, no caso seria nossa linha SUTOL.
Ficamos a disposição para continuar seu atendimento.
Saudações Biolub.