Óleo para eletroerosão: Aprenda como comprar

Óleo para eletroerosão: Aprenda como comprar

A usinagem por eletroerosão é uma alternativa de mercado que confere muito mais precisão à peças com tolerâncias baixíssimas, cujas medidas são difíceis de reproduzir em um torno ou fresa. Como todo bom lubrificador industrial sabe, é um processo que necessita de uma excelente lubrificação — afinal, é a base desta operação. No entanto, não é difícil encontrar fábricas que optam por não utilizar o óleo para eletroerosão correto, apostando em escolhas erradas (por preço ou costume), mas que podem dar um grande prejuízo no futuro.

Óleo para eletroerosão

E nesse momento, nós sabemos que ninguém quer saber de prejuízos.

Acontece que, mesmo diante de cenários instáveis economicamente, a área industrial vem de um ano bom. O avanço da indústria em outubro de 2019 (1,3%), por exemplo, foi o melhor desde o mesmo período de 2012 (quando bateu 1,5%).

O bom passado recente empolga quem faz parte da indústria, em especial de usinagem, a continuar o bom trabalho para potencializar os lucros.

Por isso, especialmente para empresas que prestem serviço de precisão, é importante entender a relevância que o óleo para eletroerosão correto tem no processo.

Dessa forma, você vai aprender qual tipo de óleo comprar para dar ainda mais eficiência à usinagem de precisão em sua empresa. E então, pronto para aprender? É só continuar a leitura!

A diferença de eletroerosão por penetração e a fio

Antes de explorar a fundo as especificidades do óleo para eletroerosão, é importante relembrar em processos nos quais ele é aplicado.

De forma geral, a usinagem por eletroerosão se trata de um processo mais “limpo”, que não gera calor ou tensões na superfície da peça a ser usinada. Você tem total controle sobre a ação da ferramenta (eletrodo) sobre as peças usinadas, pois a usinagem é feita a partir de descargas elétricas.

Tamanha tecnologia permite um resultado final de extrema qualidade e alto nível de produtividade. Por isso, é utilizada para usinar peças com tamanhos minúsculos, assim como ângulos pequenos ou mesmo para materiais endurecidos.

No entanto, não se trata de um processo só. Na verdade, divide-se em dois: a usinagem por eletroerosão a fio e por penetração. Entenda mais:

Usinagem por eletroerosão a fio

Neste processo, a ferramenta de corte é um fio de latão ionizado, ou seja, eletricamente carregado, que atravessa a peça a ser usinada por meio de descargas elétricas. Esta, por sua vez, fica fixa em uma base com um tanque submerso por um líquido não ionizado.

As medidas da usinagem são estabelecidas em computador, por um software específico.

Usinagem por eletroerosão por penetração

Na usinagem por eletroerosão por penetração, há o contato direto de uma ferramenta de corte (que na verdade é um eletrodo de cobre ou grafite) na peça a ser usinada. Este eletrodo tem a forma exata do perfil a ser usinado na peça. Por meio de descargas elétricas em pontos específicos, ele penetra no aço, removendo as micropartículas de metal.

Assim, ele “transfere” sua forma para a peça, em uma atuação que lembra a de um molde macho encaixando em um molde fêmea.

A importância do óleo para eletroerosão

Ambos os processos de usinagem por eletroerosão são baseados em eletricidade. Para que o ambiente seja o melhor possível para essa operação tão potente, é preciso que todos os materiais sejam ótimos condutores de energia elétrica.

E para proporcionar a melhor condição de operação ao eletrodo e à peça a ser usinada, é necessário que ambos sejam mergulhados em um tanque que contenha um fluido isolante.

Com isso, você garante total eficiência da operação, assim como refrigeração contínua do local usinado e alta proteção contra a oxidação.
Esse líquido é o óleo para eletroerosão, também conhecido como óleo dielétrico.

O que deve ser considerado na hora de comprar um óleo para eletroerosão?

Componente essencial da usinagem de eletroerosão, o óleo lubrificante utilizado deve reunir uma série de características únicas que favoreçam a alta performance do trabalho.

Ou seja, antes de comprar ou repor seus produtos para o processo de usinagem de eletroerosão, faça questão de optar por fornecedores que garantam óleos com:

  • Ponto de fulgor adequado: O mínimo precisa ser 96 ºC. Caso for muito baixo, há o risco de ocasionar incêndios na máquina e graves acidentes de trabalho;

Observação: Muitas empresas costumam substituir o óleo para eletroerosão por querosene. Essa prática é extremamente perigosa e pode ocasionar incêndios. Portanto, se sua empresa faz isso, sugerimos rever todo processo e comprar o óleo mais adequado.

  • Que seja inodoro: Proporciona maior segurança ao operador;
  • Que não é tóxico;
  • Que seja incolor: Permite fácil visualização da operação;
  • Com ótima capacidade de refrigeração e de limpeza eficaz dos espaços reduzidos entre o eletrodo e as peças, melhorando o acabamento e a rapidez do serviço;
  • Que proporciona a decantação dos cavacos em função da viscosidade baixa, que melhora o escoamento dos mesmos e das demais impurezas;
  • Com alta estabilidade à oxidação;
  • E que ofereça maior segurança em relação à saúde e ao meio ambiente por serem isentos de solvente clorado, metais pesados e baixo teor de aromáticos (<1,00).

Mais eficiência e segurança: a importância de escolher o óleo para eletroerosão certo

Os leitores recorrentes de nosso blog já sabem que, quando falamos em indústria, falamos de execução precisa. Mitigar falhas e otimizar a eficiência das operações, em cada passada da ferramenta de corte ou eletrodo na peça usinada, é o melhor jeito de fazer a sua empresa se destacar e de não colocar seu maquinário e sua equipe em risco.

Por isso, no caso da usinagem por eletroerosão, o cenário não é diferente: a escolha do óleo faz toda diferença.

Opte por um óleo para eletroerosão que não ofereça perigos ao operador, com baixo nível de toxicidade, e que proporcione o melhor ambiente de execução para a usinagem. Lembre-se que toda precisão do processo depende de um fluido dielétrico de alta qualidade, que isole os materiais envolvidos e que mantenha toda operação refrigerada.

Se você quer melhorar a usinagem por eletroerosão em sua empresa agora mesmo, nossa dica é conferir o LUBCUT ER 2, o fluido produzido e comercializado pela Biolub.

Gostou do que leu e aprendeu e quer contar com a Biolub como fornecedores de óleos industriais, como o óleo para eletroerosão? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário