As máquinas de usinagem padrão CNC (Controle Numérico Computacional) requerem muito cuidado com sua limpeza. No caso desses equipamentos, contaminações por partículas ou umidade podem causar danos não apenas ao aparelho em si, mas comprometer ou mesmo inutilizar o produto final.
Nem sempre a higienização de máquinas de usinagem é um processo simples, e cada máquina terá suas peculiaridades. Porém, é possível delinearem-se algumas linhas gerais de boas práticas.
É importante avaliar o manual do usuário antes de decidir pela adoção de produtos químicos que auxiliem na limpeza, pois algumas substâncias podem ocasionar corrosão ou reações químicas indesejadas com os diferentes materiais que compõem o equipamento.
Veja no post a seguir algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa limpeza em suas máquinas de usinagem CNC.
As máquinas de usinagem CNC
CNC (Controle Numérico Computacional) é um protocolo de operação do tipo CAD (Computer-Aided Design, ou “design auxiliado por computadores) que converte designs espaciais em séries numéricas.
Máquinas CNC requerem profissionais qualificados especificamente para lidar com esse tipo de protocolo industrial. Esse tipo de processo de usinagem é usado nos setores que envolvem o uso de computadores para controlar máquinas operatrizes tais como tornos, moinhos e moedores.
Elas são utilizadas:
-
-
Para melhorar o planejamento de produção e aumentar a produtividade da operação de usinagem;
-
-
-
Para manufaturar curvas geométricas complexas em 2D ou 3D;
-
-
-
Para criar peças usinadas com alta repetibilidade e precisão,
-
-
-
Em materiais moles como espumas, plástico ou ceras;
-
-
Em operações de usinagem sem tripulantes/pessoas.
As máquina de usinagem CNC também são usadas para manufaturar peças metálicas. O coração de uma operação CNC é a MCU (Machine Control Unit ou Unidade de Controle de Máquina).
Essa central de operações, da mesma forma que qualquer computador, requer cuidados para assegurar seu bom funcionamento ao longo do tempo, o que irá trazer segurança e confiabilidade ao processo produtivo.
Por que limpar máquinas de usinagem CNC?
Máquinas que cortam materiais duros sofrem bastante desgaste e fadiga. Com a grande quantidade de resíduos que se forma, o risco de contaminação do óleo por partículas de desgaste e pela mistura de óleos com diferentes funções (lubrificantes hidráulicos, barramentos e óleos de corte de usinagem, por exemplo), a higienização periódica das máquinas de usinagem é fundamental para garantir a longevidade delas.
Ao limpar regularmente as máquinas de usinagem CNC, a empresa estará assegurando que os produtos finais tenham a melhor qualidade possível, assim como evitar problemas de saúde como dermatites, no operador da máquina.
Além disso, a limpeza periódica das máquinas CNC evita que os óleos solúveis de corte, sejam contaminados por bactérias e fungos o que causa inúmeros problemas desagradáveis, como: mau cheiro, oxidação da máquina, entupimento de tubulação e oxidação das peças usinadas.
Caso queira saber mais, confira nosso artigo sobre contaminação do óleo solúvel: tudo o que você precisa saber.
A limpeza regular também permite que você verifique o estado dos diferentes componentes, dando à equipe de manutenção a chance de corrigir problemas antes que eles se tornem falhas ou paradas não programadas, além de trazer maior confiabilidade ao processo.
Como limpar as máquinas de usinagem CNC
As máquinas de usinagem CNC precisam ser higienizadas tanto na parte de dentro quanto de fora. Para limpar os vários componentes desta máquina, vários produtos serão necessários, entre os quais destacamos o desengraxante industrial. Este produto será usado ao longo de todo o processo de limpeza e é chave para o sucesso da higienização;
Outros itens importantes são panos que não soltem fiapos, álcool para a remoção de restos de tinta, para as partes plásticas, esponjas industriais, escovas pequenas para a limpeza de cantos de mais difícil acesso.
Antes de iniciar o processo de limpeza, avalie o estado geral do centro de usinagem. Faça uma checklist com as principais partes a serem higienizadas antes de começar o trabalho.
Parte interna
A parte interna da máquina pode não estar visível, mas certamente estará tão suja quanto a externa. Verifique se os contatos elétricos estão em bom estado ou se precisam de alguma limpeza. Procure, também, por sinais de corrosão. Em caso afirmativo, é possível utilizarem-se bons produtos anticorrosivos para reparar a peça.
Deve-se esgotar e limpar o tanque reservatório do sistema. Higienizar com PRESERV X 49, para em seguida diluir o óleo solúvel em água, na proporção recomendada pelo fabricante.
Parte externa
1: Desengraxar e limpar a máquina inteira:
É aqui que você utilizará o desengraxante industrial. Aplique o desengraxante em toda a máquina, do topo para baixo, nas laterais e, por fim, na parte traseira. A maior parte da sujeira deve ser removida nesta etapa.
Não esqueça de enxaguar bem após o uso de desengraxantes industriais, pois eles podem causar espuma caso a máquina entre em operação com resquícios do produto.
2: Limpeza do controle
Novamente, você precisará do desengraxante industrial. Com o auxílio de um pano que não solte fiapos, de uma escova pequena e do spray de água, comece pelo teclado. Borrife desengraxante no pano (nunca borrife diretamente nos controles!) e aguarde a absorção do produto pelo pano.
Uma vez absorvido, vá limpando suavemente as teclas, com o cuidado de não empurrá-las com força e danificá-las. Em seguida, passe para os mostradores. Use o pano com o desengraxante neles também, assim como a tela. Para os detalhes menores do teclado, tela e painel, você pode usar a escova pequena (uma escova de dentes, por exemplo) para remover a sujeira dos cantos.
Muitas máquinas de usinagem CNC são confeccionadas de modo a tornarem o processo de limpeza melhor, mais eficiente e mais fácil. Processos de limpeza mais modernos como o uso de ondas ultrassônicas ou jatos de ar podem ser também utilizados.
Algumas máquinas de usinagem contêm recomendações para sua higienização no manual do usuário. Consulte-o antes de proceder a limpeza. Procure informações tais como a composição físico-química dos produtos recomendados, para assegurar que os produtos que você utilizar não contenham substâncias nocivas ou corrosivas aos componentes do equipamento.
Assim, as máquinas de usinagem CNC são centrais operatrizes capazes de realizar tarefas repetitivas e criar peças de metal, plástico e outros materiais com grande precisão. Porém, elas precisam ser higienizadas periodicamente para assegurar seu bom funcionamento.
Veja como escolher o melhor óleo solúvel para usinagem pode ajudar também a prolongar a vida útil dos seus equipamentos.