ISO 9001 e ciclo PDCA na lubrificação industrial

ISO 9001 e ciclo PDCA na lubrificação industrial

O dia mundial da qualidade é celebrado mundialmente na segunda quinta-feira de novembro. No post de hoje, falaremos sobre a ISO 9001, grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade.

Quer saber como o ciclo PDCA pode ser aplicado na lubrificação industrial e quais as vantagens de buscar por fornecedores certificados na ISO 9001? Então continue com a gente.

O que é ISO?

O prefixo ISO vem de origem Grega, que significa IGUAL. Já a sigla ISO, denomina a International Organization of Standardization, em Português, Organização Internacional de Padronização. A ISO foi fundada em 1947, em Londres, transferida para Genebra em 1949 e hoje é presente em cerca de 189 países. 

O objetivo da ISO é padronizar e normatizar produtos e serviços internacionalmente. É uma organização independente, sem ligações governamentais, sendo assim, suas normas não são mandatórias. 

A ISO possui uma série de normas, onde cada norma trata de um assunto específico. 

ISO 9000

A ISO 9000 é um conjunto de normas para Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), composta pela ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulários, ISO 9001 – Requisitos e ISO 9004 –  Diretrizes para melhorias de desempenho. 

Só podemos ser certificados com a ISO 9001, as outras normas servem como apoio. 

A proposta da ISO 9001 é que as empresas padronizem seus processos, com objetivo de trazer uma maior eficiência operacional, diminuindo erros e retrabalhos e consequentemente ajudando a trazer um menor custo e uma maior qualidade para os produtos e serviços.  

São 7 princípios que a ISO 9001 toma como base para serem seguidos por todos os processos da organização. 

• Foco no cliente: estratégia de negócios que consiste em atender e exceder as expectativas do cliente, desde a prospecção do cliente até a pós-venda. O sucesso de uma empresa depende da confiança e satisfação dos clientes. 

• Liderança: a organização deve ser composta por pessoas capazes de liderar, gerar as mudanças e melhorias necessárias, saber delegar sem desmotivar a sua equipe. 

• Engajamento das pessoas: uma equipe engajada é resultado de uma boa liderança, e faz com que todas as partes se envolvam e se interessem pelo bem comum. Uma boa comunicação entre as equipes, incentivos, ouvir a opinião de todos que fazem parte são formas de aumentar o engajamento dos envolvidos em uma organização. 

• Abordagem de processo: consiste em deixar todos os processos de uma empresa bem definidos e que todos os envolvidos saibam como eles interagem entre si. 

• Tomada de decisão baseada em evidências: todos os processos devem ser monitorados e medidos constantemente, assim, se houver algum problema, ficará mais fácil identificar onde está o erro e como arrumá-lo. 

• Melhoria: a melhoria contínua deve ser foco de toda organização. É importante realizar monitoramentos preventivos e corretivos, manter-se sempre atualizado e ter capacidade de reagir a mudanças.

• Gestão de relacionamento: ter uma boa comunicação e entender quais são as necessidades e expectativas das partes interessadas é importante. Uma organização que não conhece seu público alvo, quem são eles e o que eles esperam da sua empresa, dificilmente terá sucesso satisfazendo a necessidade de seus clientes. 

Ciclo PDCA e sua relação com a ISO 9001

A implementação da ISO 9001 é feita seguindo uma abordagem PDCA. Isso significa que as etapas da norma serão estruturadas seguindo esse método.

O PDCA é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo eliminar desperdícios, otimizar rotinas e promover melhoria contínua. É dividido em quatro etapas.

As quatro etapas do ciclo PDCA

P (plan, planejar): consiste no planejamento antes da realização de qualquer processo. É preciso estabelecer qual o objetivo daquele processo e qual será o método utilizado para alcançar esse objetivo. 

D (do, fazer): Após todo o planejamento do projeto, chegou a hora da sua execução de acordo com o que foi planejado na etapa anterior. 

C (check, checar): Após a execução do projeto, esse é o momento de checar todo o progresso, avaliando se foi possível alcançar a meta estipulada na etapa de planejamento. 

A (act, agir): Momento final do ciclo PDCA, consiste em decidir qual ação será tomada após a checagem de todo o projeto. Se o resultado for positivo, esse procedimento pode ser padronizado e adotado como referência na empresa para futuras necessidades.

Porém, se o resultado for negativo, essa é a hora de determinar quais serão as ações corretivas. Essas ações serão colocadas em prática assim que o próximo ciclo PDCA for realizado, repetindo todas as etapas. 

Para entender melhor sobre o CICLO PDCA, preparamos um exemplo prático de como aplicá-lo na manutenção preventiva da Lubrificação Industrial:

A lubrificação industrial pode ser utilizada como uma forma de manutenção preventiva muito importante, que reduz desgastes de máquinas gerados por fricção entre peças. 

Como todo procedimento, a lubrificação deve ser planejada e, se realizada de forma periódica e padrão conforme os procedimentos que podem ser criados dentro do SGQ da ISO 9001, pode evitar paradas de máquinas inesperadas, diminuindo atrasos e gastos desnecessários na sua produção. 

Para realizar o ciclo PDCA na lubrificação industrial, primeiro começamos na parte do Planejamento. É necessário estabelecer metas e qual metodologia será utilizada para alcançar essa meta, tudo baseado em evidências. 

Por exemplo, a meta pode ser diminuir o gasto com manutenções mensais corretivas. Para isso, a metodologia utilizada será realizar a lubrificação de forma correta e regular, conforme indicação do fabricante do lubrificante industrial e da máquina.

Após o planejamento, chegou a hora de FAZER, onde você vai realizar tudo que foi planejado na primeira fase do ciclo PDCA, ou seja, fazer a lubrificação do maquinário conforme foi proposto e planejado. 

Depois disso, chegou a hora de CHECAR o resultado. Caso o resultado seja positivo, ou seja, os gastos mensais com manutenções corretivas diminuíram, significa que o planejamento deu certo e ele pode ser um novo procedimento padronizado a ser realizado na sua empresa. Se o resultado for negativo, é o momento de AGIR, analisar o que pode ser corrigido, se todas as lubrificações foram feitas conforme o proposto e o que pode ser mudado, e então, repetir todo o ciclo até atingir seu objetivo final. 

Lembre-se, nem toda economia de gastos no início do processo, irá ser vantajoso no final do processo, e por isso a importância da parte de CHECAR e comparar com outros cenários possíveis é importante.

Qual a vantagem de contratar uma empresa certificada pela ISO 9001?

Empresas certificadas pela ISO 9001 tendem a estar preocupadas com a satisfação do cliente, sempre analisando e propondo possíveis melhorias dos processos produtivos e da organização como um todo, trazendo economia e garantindo serviços com qualidade.

Para garantir o selo ISO 9001, a empresa precisa ser auditada rigorosamente todos os anos, fazendo com que a empresa esteja sempre investindo em melhorias e focando na qualidade de seus processos.

A Biolub é certificada pela ISO 9001 desde 2009, e podemos te auxiliar nos seus processos de lubrificação industrial para que possa ter o melhor custo-benefício para as suas máquinas e processos.

E então, gostou de aprender mais sobre a norma ISO 9001, Ciclo PDCA e como ele pode ser aplicado na Lubrificação Industrial? 

Não deixe de continuar aprendendo: refine seus conhecimentos sobre o tema e aprenda mais sobre o CICLO PDCA na lubrificação industrial.

Deixe um comentário