Em constante atualização, equipe da Biolub participou do curso “Produtos químicos: classificação GHS, rotulagem e FISPQ (MTE-NR 26 e ABNT-NBR 14725)” para se adequar às novas normas da ABNT. A partir de agora, na FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) precisa constar o GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos).
A FISPQ é um meio de o fornecedor transferir informações essenciais sobre os perigos de um produto químico ao seu usuário, possibilitando-lhe agir de acordo com avaliação de riscos, tendo em vista as condições de uso do produto, e tomar as medidas necessárias para desenvolver um programa ativo de segurança, saúde e meio ambiente, incluindo treinamentos para manter as pessoas cientes quanto aos perigos no seu local de trabalho.
O evento aconteceu na sede do CRQ-IV em São Paulo/SP e proporcionou uma extensa discussão das informações requeridas para preenchimento e elaboração da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e rótulo em conformidade com o GHS, e de acordo com as exigências estabelecidas pela NBR 14725, partes 4 e 3, respectivamente.
O treinamento capacitou os profissionais envolvidos a compreender a rotulagem preventiva e a FISPQ, como também, os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuação em situações de emergência com o produto químico. Além da obrigatoriedade dos documentos de segurança adequados ao GHS, a NR-26 tornou compulsório o treinamento aos colaboradores que se expõem a produtos químicos no ambiente de trabalho.
Dica Biolub:
Verifique sempre a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.