Ensaios em lubrificantes: tudo o que você precisa saber sobre Ponto de Fulgor e Ponto de Combustão

Ensaios em lubrificantes: tudo o que você precisa saber sobre Ponto de Fulgor e Ponto de Combustão

[title size=”1″ content_align=”left” style_type=”single” sep_color=”” class=”” id=””]Ponto de fulgor:[/title][fusion_text]

O ponto de fulgor representa a temperatura que o óleo deve atingir para que uma chama, passada sobre a sua superfície, incendeie os vapores formados; a labareda formada extingue-se imediatamente, uma vez que a temperatura do óleo ainda é insuficiente para produzir vapores em quantidades suficientes para sustentar a combustão. Outro detalhe verificado é que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.

Os principais métodos para medir o ponto de fulgor, são: ASTM D 56, ASTM D 92 (DIN 51 376), ASTM D 93 (DIN 51 758)

1)usando vaso aberto (D 92)

2)usando vaso fechado (D 56 e D 93)

O método de vaso aberto é utilizado para óleos lubrificantes em geral, de ponto de fulgor elevado e quando não houver suspeita de contaminação por frações leves, tais como combustíveis e solventes. O método de vaso fechado, mais preciso, é usado no caso de produtos com ponto de fulgor baixo.[/fusion_text][imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] Imagem 1: Aparelho usado para ensaio de ponto de fulgor vaso aberto.[/imageframe][fusion_text]

Imagem 1: Aparelho usado para ensaio de ponto de fulgor vaso aberto.

[/fusion_text][imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] Imagem 2: Aparelho usado para ensaio de ponto de fulgor vaso fechado.[/imageframe][fusion_text]

Imagem 2: Aparelho usado para ensaio de ponto de fulgor vaso fechado.

[/fusion_text][separator style_type=”none” top_margin=”” bottom_margin=”” sep_color=”” icon=”” width=”” class=”” id=””][fusion_text]É um dado importante para classificação dos produtos combustíveis, em especial no que se refere à segurança, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento.

A distinção entre produtos inflamáveis e combustíveis para efeitos de seguro, segurança de transporte, segurança trabalhista e etc., baseia-se no ponto de fulgor. Um produto que apresente um ponto de fulgor abaixo de 65,6°C (ensaio de vaso aberto) ou abaixo de 60,5°C (ensaio de vaso fechado) é considerado inflamável (embora seja também combustível); acima deste valor é considerado combustível e não inflamável. Essas definições estão disponíveis na norma regulamentadora NR 20, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.

O ponto de fulgor não deve ser confundido com a temperatura de autoignição, a qual não requer uma fonte de ignição, ou o ponto de combustão, a temperatura na qual o vapor continua a queimar após ter sofrido ignição. Nem o ponto de fulgor, nem o ponto de combustão são dependentes da temperatura de autoignição, que é muito mais elevada.

Ponto de combustão:

O método de medição do ponto de combustão é semelhante ao de identificação do ponto de fulgor; enquanto neste ensaio é encerrado quando a amostra apresenta o primeiro clarão (flash), para obter-se o ponto de combustão continua-se o aquecimento até que a amostra produza vapores suficientes para que sustente a combustão. O ponto de combustão, para óleos lubrificantes, é usualmente 30°C a 60°C acima do ponto de fulgor.

O método usado para medir o ponto de combustão é o ASTM D 92.

 

Dica Biolub:

A Biolub possui laboratório equipado para análise e desenvolvimento de lubrificantes industriais.[/fusion_text][fusion_text][/fusion_text]

Agora que você já sabe sobre ponto de fulgor e ponto de combustão para lubrificantes industriais, confira sobre a viscosidade de lubrificantes industriais.

4 comentários em “Ensaios em lubrificantes: tudo o que você precisa saber sobre Ponto de Fulgor e Ponto de Combustão”

    • Bom dia Vanderley! Tudo bem?

      Não fornecemos equipamentos para laboratório, porém caso tenha alguma dúvida técnica e queira nos perguntar, fique a vontade. Quem sabe conseguiremos te ajudar (:

      Saudações Biolub.

  1. Olá!
    Existe um percentual limite para uso do óleo sem perda de qualidade, considerando sua temperatura do ponto de Fulgor?
    Exemplo um óleo que possui um ponto de fulgor de 230°C, posso atingir 70°C dessa temperatura e não há alterações nas características?
    Saudações

    • Olá Valdinar! Tudo bem?

      Obrigado pela sua pergunta!
      Não existe a relação do ponto de fulgor com a temperatura que o óleo possa atingir sem perder suas características.
      O ponto de fulgor está mais relacionado com uma questão de segurança do que especificamente com a qualidade do óleo.

      De qualquer maneira, quanto mais baixa a temperatura do óleo, mais as propriedades serão conservadas, pois evitará a oxidação.

      Saudações Biolub

Deixe um comentário