circuito elétrico

Os circuitos elétricos estão por toda a parte e o uso diário de equipamentos elétricos – domésticos, comerciais ou industriais – é inevitável.  Diante desse cenário, o limpa contato elétrico surge como um recurso importante para conservação desses equipamentos.  Esse produto químico tem a finalidade de retirar partículas de poeira, fiapos de tecido, óleos e gorduras acumulados nos circuitos.

O uso do limpa contato elétrico, no entanto, deve ser feito com cuidado. Isso porque, há diferenças importantes entre os produtos. Os de ação imediata, por exemplo, podem ser usados apenas em equipamentos não energizados. Os não inflamáveis, por serem dielétricos suportam tensões elevadas sem causar acidentes.

Em ambos os casos, o produto ajuda a conservar o equipamento, prolongando sua vida útil. Veja no post a seguir cinco maneiras de conservar os equipamentos elétricos e evitar que eles se danifiquem seriamente.

1. Limpa contato elétrico de ação imediata em circuitos de computadores

Em computadores, é muito comum o acúmulo de partículas de poeira, gordura, pedaços de tecido, entre outros resíduos nos circuitos. Para remover rapidamente essa sujeira, é recomendado o uso de limpa contatos em spray, que são de ação imediata.

Porém, esse tipo de produto não é resistente ao calor e às altas tensões. Por esse motivo, é necessário que o equipamento esteja desligado e descarregado, para que não ocorra a formação de faíscas que podem causar acidentes. Os limpa contatos em spray são recomendados para restaurar o fluxo de eletricidade nos contatos de computadores, slots, drivers e impressoras.

2. Limpa contato elétrico de ação imediata em contatos de equipamentos eletroeletrônicos

Quando algum equipamento eletroeletrônico começa a apresentar falhas no funcionamento, é provável que esteja havendo acúmulo de oxidação que impede o fluxo de eletricidade. Esse é o caso de aparelhos de televisão e som, controles-remoto e outros objetos que requerem manuseio constante.

Nessas situações, basta aplicar o limpa contato elétrico na parte que está apresentando mau funcionamento, esperar secar e remover o excesso do produto com um pano limpo que não solte fiapos.

3. Conectores (plugues) de cabos elétricos e de som

As saídas e entradas “macho” e “fêmea” às vezes sofrem com o famoso “mau contato”. Um dos motivos pode ser sujeira acumulada, principalmente gorduras, poeira e oxidação natural do produto. Em alguns casos, é possível limpar os plugues e recuperá-los, prolongando sua vida útil e evitando gastos desnecessários.

4. Limpa contato elétrico em painéis de controle

Para equipamentos industriais, o “mau contato” é motivo de preocupação ainda maior. Caso os contatos não estejam permitindo o fluxo apropriado de eletricidade, a máquina pode passar a consumir mais energia para funcionar bem. Além disso, a sobrecarga pode trazer sobreaquecimento dos componentes. Dependendo da gravidade da situação, componentes podem até se fundir,  causando curtos-circuitos e panes no sistema.

Os painéis de controle têm função essencial no fluxo produtivo da fábrica. São eles que possibilitam a execução dos planejamentos de produção, além de trazerem informações sobre o status de muitos equipamentos na fábrica.

Os painéis de controle, independente de sua aplicação – controle e monitoramento de produção, controle da distribuição de energia, controle de motores, entre outros – utilizam uma grande quantidade de dispositivos eletrônicos e fiações. Devido ao seu impacto no funcionamento da fábrica, esses itens devem ter sua manutenção sempre em dia.

Assim, a aplicação do limpa contato elétrico em painéis de controle é feita utilizando-se um spray, borrifador, imersão, pincel ou jato contínuo sobre a peça a ser trabalhada, quando é possível desligá-los. De outra forma, é recomendável o uso do limpa contato elétrico não inflamável, cuja composição química permite sua aplicação com o equipamento ligado.

É importante ler a ficha técnica do produto para conhecer as restrições de uso. Seguir as recomendações técnicas ajuda a evitar erros na operação de manutenção.

Com isso, além de prolongar a vida útil do equipamento, diminuindo o impacto da corrosão dos componentes metálicos, a limpeza dos contatos dos painéis de controle ajuda a reduzir os riscos de acidentes e incêndios.

5. Limpa contato elétrico não inflamável em motores elétricos

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, os motores elétricos são responsáveis pelo consumo de 60% da energia produzida no país. Assim, a eficiência energética é uma preocupação constante para os projetistas de motores e para as indústrias que utilizam esses sistemas motrizes.

Algumas estimativas afirmam que a manutenção preventiva bem feita pode gerar economia de 25% no consumo de energia elétrica. Isso inclui desde a substituição completa do motor até o dimensionamento de fios adequado à carga, isolamentos bem feitos e painéis de controle com fiação e organização do sistema dentro do painel de controle.

Portanto, manter os contatos do motor elétrico limpos e em dia é indispensável para assegurar a eficiência energética do setor industrial. O encarecimento progressivo das tarifas de energia associados às mudanças de paradigma têm preconizado o prolongamento da vida útil dos equipamentos, estimulando o uso racional dos recursos.

Assim, o limpa contato elétrico ajuda a conservar equipamentos, peças, componentes e dispositivos elétricos, prolongando sua vida útil e reduzindo custos de manutenção. Porém, deve-se ter cuidado ao aplicá-lo, para evitar riscos de acidentes. Se o equipamento não puder ser desligado, deve-se utilizar o produto não inflamável.

Em contraste, o limpador de ação imediata serve para vários tipos de equipamentos eletrônicos, ajudando inclusive a mitigar o efeito da oxidação.

Quer saber mais sobre como prolongar a vida útil de seus equipamentos? Então, leia  nosso artigo sobre neutralizadores de ferrugem!