Equipe Biolub participa de curso para se adequar às normas atualizadas da ABNT

Equipe Biolub participa de curso para se adequar às normas atualizadas da ABNT

Em constante atualização, equipe da Biolub participou do curso “Produtos químicos: classificação GHS, rotulagem e FISPQ (MTE-NR 26 e ABNT-NBR 14725)” para se adequar às novas normas da ABNT. A partir de agora, na FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) precisa constar o GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos).

A FISPQ é um meio de o fornecedor transferir informações essenciais sobre os perigos de um produto químico ao seu usuário, possibilitando-lhe agir de acordo com avaliação de riscos, tendo em vista as condições de uso do produto, e tomar as medidas necessárias para desenvolver um programa ativo de segurança, saúde e meio ambiente, incluindo treinamentos para manter as pessoas cientes quanto aos perigos no seu local de trabalho.

O evento aconteceu na sede do CRQ-IV em São Paulo/SP e proporcionou uma extensa discussão das informações requeridas para preenchimento e elaboração da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e rótulo em conformidade com o GHS, e de acordo com as exigências estabelecidas pela NBR 14725, partes 4 e 3, respectivamente.

O treinamento capacitou os profissionais envolvidos a compreender a rotulagem preventiva e a FISPQ, como também, os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuação em situações de emergência com o produto químico. Além da obrigatoriedade dos documentos de segurança adequados ao GHS, a NR-26 tornou compulsório o treinamento aos colaboradores que se expõem a produtos químicos no ambiente de trabalho.

Dica Biolub:

Verifique sempre a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.

 

Deixe um comentário