Aprenda a detectar a origem da formação de espuma em óleos lubrificantes e evite problemas nas máquinas

[imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/imageframe][separator style_type=”none” top_margin=”20″ bottom_margin=”” sep_color=”” icon=”” width=”” class=”” id=””][fusion_text]A formação de espuma é geralmente ocasionada por uma aeração excessiva do óleo lubrificante, e o aspecto mais importante dessa irregularidade não consiste exatamente em impedir sua formação, que algumas vezes é inevitável, e sim em sua quebra, isto é, em promover o seu desaparecimento.

A espuma resulta em lubrificação deficiente, cavitação e fluxo deficiente de óleo. Gera também fraca transferência de calor, fator importante nos óleos lubrificantes, visto que o fluido necessita perder calor rapidamente entre as recirculações pelo sistema.
Causas mecânicas podem contribuir para a formação excessiva de espuma, tais como entrada falsa de ar, baixo nível de fluido no reservatório, sistema de recirculação mal projetado, pressão excessiva do jato de fluido, etc.

A formação de espuma é frequentemente uma das mais difíceis características a se controlar num fluido de corte. Porém, ver a máquina desaparecer sob uma montanha de espuma assusta, com razão, qualquer operador e gerente de produção. Portanto é muito importante na etapa de desenvolvimento de produtos lubrificantes que o lubrificante seja formulado com as melhores características antiespumantes possíveis.

Também vale lembrar que o fluido deve ser sempre mantido com uma boa higienização a fim de evitar contaminações. Lembre-se: algumas gotas de detergente pode causar um estrago enorme em uma máquina.

Dica Biolub:

Existem alguns testes de espuma, que podem ser realizados para auxílio no desenvolvimento e controle de qualidade destes produtos. A Biolub faz uso de tecnologias europeias para controle e prestação de assistência técnica em seus clientes.[/fusion_text]

Agora que você sabe um pouco mais sobre a formação de espuma em óleos lubrificantes. Saiba como escolher o melhor óleo solúvel de corte para sua indústria.

Deixe um comentário